Editar
Pós-Graduações   /   Gestão de Organizações sem Fins Lucrativos

Pós-Graduação em Gestão de Organizações sem Fins Lucrativos  6.ª edição // 2012/ 2013

O Terceiro Setor tem hoje uma dimensão e uma importância fundamental nas economias dos países mais desenvolvidos. Trata-se de um setor constituído por um conjunto muito heterogéneo de organizações de cariz privado, onde se incluem, entre outras, as Fundações, as Associações Culturais, os Clubes Desportivos e Recreativos, as Organizações de Cariz Religioso ou Social, as Cooperativas, os Institutos e outras organizações ligadas à Administração Pública.

Em Portugal a área do Non-profit tem de se profissionalizar para enfrentar os novos desafios. O desenvolvimento das ONG’s exige formação sobre o tipo de estruturas, a especificidade da gestão destas organizações e sobre a criação de redes ou parcerias entre as ONG’s e entre elas, o Estado e as Empresas.

Especificamente desenhado para a área das instituições sem fins lucrativos, este curso responde à necessidade de formar e reciclar os quadros e chefias das ONG’s e dos Serviços Públicos.

Direção

Prof. Doutor João F. Proença, Professor Associado com agregação da Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

Prof. Doutora Mª Teresa Proença, Professora da Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

Objetivos

Dotar os participantes de conhecimentos e competências  técnicas e científicas multidisciplinares aplicados à Gestão das Organizações sem Fins Lucrativos, onde se incluem os Serviços Públicos.
Desenvolver atitudes e competências práticas de trabalho individual e em equipa, incluindo o exercício eficaz de papéis de liderança.
Aumentar a competitividade e a eficiência das organizações sem fins lucrativos e dos serviços públicos.

Destinatários

Profissionais que pretendam adquirir qualificação e competências aprofundadas, relevantes para as organizações de (serviços) sem fins lucrativos, nomeadamente dirigentes e administradores, bem como chefias intermédias. Incluem-se ainda os que não têm formação anterior nas áreas de gestão ou de economia e que pretendam adquirir conhecimentos ou exercer funções de direção ou supervisão nestas organizações.