Editar
Pós-Graduações   /   Gestão da Informação e MKT Intelligence

Gestão da Informação e MKT Intelligence /// 6.ª Edição ///fevereiro de 2014

Num mundo dominado pela informação, a Internet e os novos canais de comunicação que lhe estão associados têm desempenhado um papel fundamental na evolução dos sistemas de informação ao nível das organizações e dos mercados. A competitividade das organizações passa, assim, cada vez mais, pela utilização adequada da informação no sentido de facilitar uma adaptação rápida a novas situações, criando uma componente estratégica que permite obter vantagens comparativas.

Neste contexto, a gestão de informação, nas suas diversas fases, desde a obtenção, análise até à difusão da informação, é um fator fundamental no bom desempenho das empresas. Por outro lado, é necessário desenvolver competências que permitam às empresas compreender o mercado, conhecer e antecipar as suas necessidades correntes e futuras, bem como o seu comportamento e as suas mudanças. Assim, a função Marketing Intelligence, aliada a uma eficaz Gestão da Informação, constitui-se como um valor acrescentado que se traduz na incorporação de conhecimento nas organizações, e, como resultado, no seu sucesso.

Direção

A Direção do curso está a cargo do Prof. Pedro Campos e do Prof. Pedro Quelhas Brito.

Objetivos

A Pós-Graduação em Gestão da Informação e Marketing Intelligence tem como objetivo dotar os alunos com as competências necessárias para antecipar e gerir informação ao nível da recolha, análise e difusão da informação nas suas múltiplas componentes e formatos, de modo a interagir com o mercado e com as suas dinâmicas de forma competitiva. Será dada particular atenção a aspectos relacionados com a economia virtual, ao nível dos mercados electrónicos, utilização de novos suportes digitais, business intelligence, redes colaborativas virtuais, bem como aspetos relacionados com a segurança e qualidade da informação.

Destinatários

O curso destina-se a profissionais independentes, investigadores e quadros de empresas na indústria, banca, seguros, sistemas de informação, centros de informação e documentação, marketing e publicidade, bem como consultores na área da gestão empresarial, que pretendam adquirir ou atualizar e aprofundar conhecimentos nas áreas da gestão estratégica dos sistemas de informação ou estejam envolvidos na produção de informação de suporte à tomada de decisões nas organizações.