Editar
Pós-Graduações   /   Gestão de Pessoas

Pós-Graduação em Gestão de Pessoas// 5.ª edição // fevereiro de 2014

 

O domínio da Gestão de Recursos Humanos assume ainda, em grande parte das empresas portuguesas, um cariz pouco estratégico, fruto da reduzida formação de uma grande parte dos nossos gestores.

A Pós-Graduação em Gestão de Pessoas pretende colmatar o gap na formação em gestão de pessoas, pela ênfase nas competências que atualmente são fundamentais nos profissionais de recursos humanos: a compreensão estratégica, a orientação para resultados e a liderança de pessoas e de equipas numa atmosfera incentivadora de criatividade e de desenvolvimento. O alinhamento entre as políticas de recursos humanos e a estratégia de negócio, os sistemas de gestão de elevado desempenho e o desenvolvimento de uma cultura organizacional positiva e autêntica, possibilitam às organizações desenvolver o capital humano, atraindo e retendo os melhores talentos e desenvolvendo equipas de trabalho ganhadoras, numa arquitetura social de desempenho e de compromisso à organização.

 

Direção

Prof. Doutora M.ª Teresa Proença, Professora da Faculdade de Economia da Universidade do Porto

Prof. Doutor João F. Proença, Professor Associado com Agregação da Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

Objetivos

• Dotar os participantes de formação técnica e científica multidisciplinar de forma a permitir uma visão integrada e aplicada das questões relacionadas com a gestão das pessoas nas organizações.

• Preparar profissionais para a contribuição efetiva na organização, através da focalização estratégica e da articulação entre as políticas organizacionais e as políticas de recursos humanos.

• Desenvolver atitudes e competências de trabalho em equipa, incluindo o exercício eficaz de papéis de liderança e de negociação.

Destinatários

Profissionais em gestão de recursos humanos, que pretendam atualizar e aprofundar os conhecimentos na área ou refletir sobre as suas práticas e intervenção organizacional. Incluem-se também as pessoas que pretendem vir a ter responsabilidades na área da gestão de pessoas, bem como qualquer profissional que ambicione adquirir conhecimentos e competências neste domínio, nomeadamente chefias superiores e intermédias. Neste conjunto heterogéneo de destinatários inserem-se pessoas que têm formação num conjunto diversificado de áreas de conhecimento, como por exemplo, economia, gestão, direito, engenharia, psicologia, sociologia, etc.