Editar
Pós-Graduações   /   Gestão do Têxtil e do Vestuário

Gestão do Têxtil e do Vestuário /// 1ª Edição /// Setembro de 2012

Com a Pós-Graduação em Gestão do Têxtil e do Vestuário, procura-se oferecer um programa de referência e de qualidade, capaz de atrair profissionais com experiência, mas com necessidade de atualização ou desenvolvimento de conhecimentos numa perspetiva integrada e envolvendo toda a cadeia de valor (desde o produto ao mercado).

Procurou-se conceber um plano curricular que explora a aquisição de conhecimento com o desenvolvimento de competências em áreas nucleares, nomeadamente: Produto, Operações, Mercado e Estratégia. A criação do curso justifica-se para preencher uma lacuna de formação, reconhecida pelos meios empresariais no domínio das ITV.

Helder Rosendo
Américo Azevedo

Objetivos

O curso tem uma orientação eminentemente aplicada. Deverá proporcionar uma aprendizagem ativa, suportando as várias fases que integram o domínio das ITV, cobrindo o ciclo de vida associado ao Produto, Operações e Mercado. A visão geral adotada é a de que as competências e conhecimentos que os participantes vão adquirir deverão estar assentes numa base concetual e metodológica sólida e deverão explorar a análise e estruturação de casos e situações reais.
Será potenciada a partilha e discussão das experiências dos participantes, bem como será explorado o contacto regular com empresas, através de visitas, estudo de casos ou resolução de “desafios” industriais reais.
Os participantes deverão ficar aptos a abordar de forma multidisciplinar e integrada os desafios no âmbito das ITV, nas vertentes de negócio, produto, operações e mercado, bem como deverão ser capazes de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas, com impacto nas organizações e na comunidade.

Destinatários

O programa destina-se a profissionais, quadros médios e superiores, das empresas e instituições do sector das ITV, com formação superior na área de Ciências ou Engenharia, que apesar de eventualmente possuírem experiência profissional relevante, pretendam desenvolver, de uma forma integrada e holística, competências complementares e específicas através da aquisição de novos conhecimentos, práticas e contactos com outras realidades empresariais.

Profissionais que não sendo das áreas das Ciências e da Engenharia, pretendam vir a exercer atividades de consultoria, funções de gestão e coordenação de atividades no domínio das ITV, quer no sector industrial quer nos serviços, e procurem o desenvolvimento de forma integrada de competências profissionais complementares são também destinatários deste programa.


Em colaboração com: