Editar
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Partner da Dynargie Portugal.Doutoranda em Marketing pela Faculdade de Economia do Porto. Mestre em Gest�o de Opera��es Comerciais, com especializa��o em Marketing, pela Universidade Cat�lica Portuguesa do Porto. Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia do Porto.

Inspectora da Polícia Judiciária. Docente no Instituto Superior de Polícia Judiciária e Ciências Criminais.

Doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto onde concluiu, igualmente, a sua licenciatura em Psicologia e o seu mestrado em Psicologia do Trabalho e das Empresas. Professora Associada da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais na Universidade Fernando Pessoa (cbarros@ufp.edu.pt FCHS_UFP), docente na licenciatura e mestrado em Psicologia e de Engenharia e Gestão da Qualidade. Colabora(ou) na Pós-Graduação de Gestão de Pessoas na Escola de Gestão do Porto (EGP-UPBS) e no Curso de Medicina do Trabalho da FMUP. No domínio científico, tem trabalhado essencialmente nas áreas da gestão e desenvolvimento de práticas de gestão de pessoas, centrando-se os seus interesses na investigação da qualidade de vida no trabalho. Com destaque para o domínio da Saúde no Trabalho, mais particularmente o estudo das condições de trabalho e dos seus efeitos na saúde e no bem-estar, promoção e gestão da prevenção, género e trabalho. Pertence ao Centro de Psicologia da e à UP e é membro da SPOSHO. Tem participado em projetos de investigação apoiados pela FCT e IDICT/ACT neste domínio e na construção de instrumentos de avaliação das relações entre saúde, segurança e trabalho. http://homepage.ufp.pt/cbarros/ http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=1008728301487342 Áreas de investigação: Psicologia do Trabalho/ Ergonomia da Atividade/ Saúde Ocupacional

Carlos Arruda é licenciado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais – Brasil, e PhD em Administração pela Bradford University – Inglaterra. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais – Brasil e aperfeiçoamento em Aprendizagem Centrada no Participante, pela Harvard Business School – EUA, em 2002. É professor de Inovação e Competitividade da Fundação Dom Cabral (FDC), a mais renomada instituição brasileira de educação executiva e desenvolvimento de empresas, 16ª melhor escola de negócios do mundo, segundo o ranking de Educação Executiva 2008 do jornal Financial Times. Na FDC atua nos programas de MBA Executivo e em programas abertos, fechados e em consórcios de empresas. Na FDC, Carlos Arruda coordena o Núcleo de Gestão Empresarial, que tem o patrocínio de empresas brasileiras e multinacionais e que desenvolve investigações e projectos nas áreas de Gestão de Inovação, Competitividade Internacional e Internacionalização de empresas de países emergentes. É o representante no Brasil dos estudos de competitividade patrocinados pelo Fórum Econômico Mundial e pelo IMD (Suíça). Ainda na FDC, é Diretor de Relações Internacionais tendo sido Diretor de Desenvolvimento, Finanças e Diretor Acadêmico dos Programas de MBA Executivo. É membro do conselho do UNICON – Consorcio Internacional de Escolas de Negócios (EUA).

Licenciado em Economia pela Faculdade de Gestão e Economia da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto. Doutorando em Economia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Fez parte da Equipa Associada Local (Portugal) do projecto “Comparative Non-Profit Sector” promovido pela Universidade de Johns Hopkins (Baltimore, EUA). Actualmente exerce as funções de Coordenador Geral na União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social do Porto (UDIPSS-PORTO). É consultor em Organizações Sem Fins Lucrativos e autor do Livro “Gestão de Organizações Sem Fins Lucrativos – o desafio da Inovação Social”

Fundador e CEO da Ivity Brand Corp. Professor, conferencista, colaborador de várias publicações. É especialista em gestão de marcas e uma das grandes referências no domínio da construção e gestão de marcas em Portugal. Licenciado em Design pelo IADE.

Carlos Francisco Alves é Licenciado, Mestre e Doutor em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, onde é professor e tem leccionado e regido várias disciplinas de finanças, microeconomia e economia industrial e das organizações, em cursos de licenciatura, pós-graduação, mestrado e doutoramento. É também investigador do CEMPRE. Foi distinguido com o prémio “Melhor Aluno de Economia, Informática e Gestão”, instituído pelo Banco Totta & Açores, com o prémio “Banco de Portugal”, instituído pelo banco com o mesmo nome, e com o prémio “Eng. António de Almeida”, instituído pela Fundação Eng. António de Almeida. Em termos de áreas de investigação, tem trabalhado primordialmente no estudo do comportamento dos investidores institucionais, da corporate governance, do equilíbrio dos mercados financeiros e da economia das low cost carriers. É autor de várias publicações, incluindo livros, capítulos de livros, working papers, artigos científicos, tendo, entre outras, publicações nas seguintes revistas: Corporate Governance: an International Review, Journal of Air Transport Management, Applied Financial Economics, European Accounting Review, Journal of Transport Economics and Policy e Portuguese Economic Journal. Além disso, conta cerca de três dezenas de apresentações de estudos em conferências científicas internacionais. Por outro lado, foi membro do Gabinete de Estudos da Bolsa de Valores do Porto e Director do Instituto Mercado de Capitais. Foi também Adjunto do Secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, do XIII Governo Constitucional. Foi ainda Presidente da Comissão de Fiscalização do Instituto Nacional de Estatística e Vice-Presidente da Comissão Gestora dos Índices PSI da Euronext. Além disso, integrou a comissão que redigiu o Livro Branco Sobre Corporate Governance em Portugal. Foi também membro da Direcção do Instituto Português de Corporate Governance e administrador da Associação Portuguesa de Analistas Financeiros. É desde Julho de 2008 membro do Conselho Directivo da CMVM (funções que igualmente havia desempenhado entre 1998 e 2000) e é Presidente Committee for Economic and Markets Analysis (CEMA) da European Securities and Markets Authority (ESMA).

Ph.D in business administration from the University of Manchester (1993) and a degree in civil engineering from the University of Coimbra (1982). He is an associate professor of management at the University of Minho where he is the coordinator of the Masters Programme in HRM, and the current director of the Management Research Unit (NEGE). He teaches and researches in the fields of human resource management, organizational behaviour, equal opportunities and diversity, and business ethics. He is an elected board member of the European Academy of Management (EURAM)

Economista. Professor Catedrático na Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Com docência, investigação e trabalho de campo (gestor de projectos) em várias áreas científicas, tem como áreas centrais a Epistemologia, a Complexidade e a Interdisciplinaridade. Os seus estudos sobre a economia paralela alargaram-se nos últimos anos para a fraude, tendo sido o mentor da Pós-graduação em Gestão de Fraude. Presidente do Observatório de Economia e Gestão de Fraude. Tem mais de duas centenas de trabalhos publicados.

Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico, MBA pela Universidade Nova de Lisboa e Pós-graduado em Gestão pelo College of Watford (Londres). Presidente da ULI Portugal (Urban Land Institute) e membro do Fellow FRICS Royal Institution of Chartered Surveyors. Managing Director da ECS Capital.

Carlos Soares (Prof. Auxiliar, FEP) é doutorado em Ciência de Computadores pela Faculdade de Ciências da UP. Os seus interesses de investigação são principalmente em data mining, sistemas de apoio à decisão, computação evolutiva e inteligência artificial. Tem participado activamente em projectos em colaboração com empresas como DaimlerChrysler, PortalExecutivo.com, Sensoria, INE e STCP, entre outras.

Carlos Melo Brito é licenciado em Economia pela Universidade do Porto, MBA pela Universidade Nova de Lisboa e doutorado em Marketing pela Universidade de Lancaster (Reino Unido). É Professor Associado com agregação na Faculdade de Economia do Porto e na EGP-UPBS. É Pró-Reitor para o Empreendedorismo e diretor do UPTEC, o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto. Como consultor de gestão tem colaborado com diversas entidades, nomeadamente, o Instituto do Vinho do Porto, o grupo Sonae, o INESC e a Fundação de Serralves. Escreve regularmente em jornais e revistas e é autor e coautor de diversos livros de gestão, designadamente, Estrutura e Dinâmica do Sector do Vinho do Porto, Marketing Internacional, Os Horizontes do Marketing, Comércio Eletrónico – Relação com Parceiros de Negócio, Resultados e Perspetivas das Empresas da Galiza e Norte de Portugal e Parcerias no Negócio Eletrónico.

Assistente da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Mestre em Ciências Jurídico-Empresariais pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Licenciado em Ciências Jurídico-Económicas pela Universidade Portucalense do Porto (1987); Pós-Graduado em Direito Fiscal pela Fundação Luso Internacional e Universidade Portucalense (1988); Pós-Graduado em Estudos Europeus pela Universidade Lusíada (1995); Doutorado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Santiago de Compostela (2001); Frequência de mais de uma dezena de cursos de especialização nas áreas do Direito Fiscal, Estudos Europeus, Contabilidade e Fiscalidade (1988-2006); Regente da área de Direito Fiscal na Faculdade de Direito da Universidade Lusíada do Porto; Advogado com a especialidade em Direito Fiscal reconhecida pela Ordem dos Advogados; Como consultor fiscal exerceu funções como Senior Consultant no Tax Department da Deloitte & Touche e, actualmente como Partner na Horwath International.

Cesario Mateus is Senior Lecturer in Finance and Banking at the University of Greenwich Business School, London, United Kingdom and visiting lecturer at Aston Business School, Cass Business School and BPP Business School among others. Dr. Mateus holds a PhD in Finance from Aarhus School of Business, University of Aarhus, Denmark, MSc in Finance and BSc (Hons) in Economics and has received grants and scholarships from the Danish Ministry of Science, Technology and Innovation, American Finance Association and Financial Management Association. His research focus mainly Financial Markets, Portfolio Management, Investment Decisions, valuation, right issues, capital structure and tax issues. He has also some recently work in Hedge Funds and ETF’s performance. He has written several newspaper articles on these subjects and others (Economia Pura, Vida Económica, Jornal de Negócios, etc) and also presented his research in invited seminars and international conferences (European Finance Association, Financial Management Association, European Financial Management Association, etc) in several countries such as: Belgium, Brazil, Canada, Czech Republic, Denmark, Finland, France, Germany, Greece, Ireland, Italy, Norway, Portugal, Russia, Spain, Switzerland, Turkey, United Kingdom, United States, among others. In addition he has been referee for several academic journals which includes Journal of Empirical Finance, Journal of Money Investment and Banking , National Tax Journal, , Brazilian Finance Journal, etc. Cesario Mateus teach courses in investments, Portfolio Management, Capital Markets, Corporate Finance and international finance as visiting professor at several Universities which includes: Universitat Pompeu Fabra, (Barcelona), Cass Business School, Aston Business School and Brunel University, (United Kingdom), Catholic University of Lisbon, University of Melbourne (Australia), Federal University of Rio Grande do Sul and Unisinos (Brazil) at both Executive and MSc levels. He was Visiting Scholar at the Department of Finance at The Fuqua School of Business, Duke University, USA (2003) and consultant of the Portuguese Stock Exchange Commission at the research department (2008-2009) and Banco Comercial Português – Ocidental Insurance Company from 1992 to 1999.

Dr. Mainemelis is associate professor at ALBA Graduate Business School and he also teaches, as visiting professor, at the University of Porto and London Business School. From 2001 to 2009 he was assistant professor at London Business School, where he taught in the MBA, Executive MBA, MSc in International Finance, Sloan Fellows, Ph.D. and Executive Education programs. His research focuses on creativity, learning and leadership and has has been published in leading academic journals, including the Academy of Management Review, Research in Organizational Behavior, Creativity Research Journal, Management Learning, the Journal of Management Inquiry and the Journal of Organizational Change Management. His studies have also been profiled in the popular press including The Times, The Sunday Times, The Financial Times, Kathimerini, Rotman Magazine, and Business Strategy Review. He has delivered several executive workshops in many different countries including: the United States, United Kingdom, South Africa, South Korea, Dubai, Greece, Portugal. He has worked with leading organisations including Barclay’s, BT, Carrefour, Ericsson, Eurobank, Henkel, Lloyd’s, NovoNordisk, Piraeus Bank, Philip Morris, Public Power Corporation, Sonaecom, Vodafone, among others. He is a member of the American Psychological Association, the Academy of Management, the Creative Education Foundation and the European Group for Organizational Studies.

 Since 1989 Clive has led public and private organisation development projects, working in partnership with other professionally qualified specialists in sectors of high growth and change. Much of this work has focused on designing and implementing HR strategy, employer branding, recruitment, retention, talent management, human capital development, sales and customer service. His interim management projects last 3-9 months, delivering cross-functional operational support within HR, sales, marketing and customer services. Between interim management assignments he provides support as a certified management consultant. Work locations cover Africa, America, Middle East and Asia. Sectors include health, professional services, technology, media, construction, leisure, transport, charities. Clive has delivered public courses and workshops on behalf of the Institutes of Marketing CIM (Training Trainers), Directors IOD (Alliance Partnering), Personnel and Development CIPD (Risk Management), Management Accountants CIMA (Strategic Decision Making), University of Middlesex (HR Law and Ethics module for MBA Graduates), Common Purpose (Vision and Values), and Local Strategic Partnerships.

Cláudia Simões é Professora Associada no departamento de Gestão na universidade do Minho, Portugal. É doutorada em Industrial and Business Studies pela Warwick Business School. Os seus interesses de investigação e publicações são nas áreas de practicas de marketing e identidade corporativa, imagem, marca e reputação, aplicadas a organizações de serviços. Ela foi visiting fellow na Warwick Business School e é, actualmente, senior visiting research fellow na Open University no Reino Unido.

Doutora em Finanças pela Warwick Business School, University of Warwick (RU). Professora auxiliar da Faculdade de Economia, Universidade do Porto, onde é responsável por diversas disciplinas da área das Finanças. Consultora e formadora em Mercados Financeiros. Membro investigador do Centro de Estudos Macroeconómicos e Previsão (CEMPRE) da Faculdade de Economia, Universidade do Porto, com investigação em métodos numéricos de avaliação de opções, modelização financeira e opções exóticas. É autora de diversas publicações em revistas internacionais.

Licenciado em Psicosociologia da Organizações pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e com um MBA (especialidade em marketing) pela Universidade Católica de Lisboa. Depois de iniciar a sua carreira profissional no departamento de research da LINTAS, esteve na Publicis primeiro na área do Planeamento Estratégico e depois na área de Serviço a Clientes primeiro como Director de Contacto para a Renault durante alguns anos e, depois como Director de Serviço a Clientes com responsabilidades na área de New Business e de outros clientes como Banco Mello, GDP/GDL, SCML, L´Oreal, CTT, FNM, etc. Depois da Publicis é convidado para o fundar no Porto a agência de Publicidade CAETSU (uma projecto grupo Salvador Caetano e Dentsu) onde esteve durante 6 anos como Director Geral e Administrador. Do Porto regressa a Lisboa para assumir a Direcção Geral da Park Saatchi projecto do qual transita para a Strat Publicidade onde foi durante 2 anos director da conta Super Bock. Actualmente encontra-se a desenvolver um projecto próprio. Colaborações: ETIC (Lisboa), IPAM (Porto), Universidade do Minho e Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (Psicologia do Consumidor). Tempos livres: Um apaixonado da família e da pesca.

Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U.P. Doutoranda em “Business Administration” no ISCTE. Formadora nas áreas de Recursos Humanos (maior ênfase a formação na área comportamental: comunicação, negociação, motivação e liderança) e Marketing. Actividade docente no ISCTE, FEUP; Escola Superior de Biotecnologia da UCP e IPAM. Consultora nas áreas de Recursos Humanos e Estudos de Mercado (Qualitativos) (Desde Setembro 1990). Pesquisadora nas áreas de Recursos Humanos e Marketing.

Licenciada em Psicologia, pela Universidade de Lisboa, é actualmente Manager Partner da WeChange, actuando na área de Consultoria Estratégica de Recursos Humanos. Assumiu nos últimos 15 anos função de Direcção no sector de consultoria, à frente das áreas de Formação e Recrutamento. Possui uma experiência alargada no desenho e implementação de soluções de consultoria, aplicadas ao contexto de Selecção e Assessment, em diferentes Organizações e Sectores de actividade.

Susan Huskisson, an American and European-based communication consultant, has more than twenty-five years experience coaching senior executives in presentation skills. She has a broad range of communications experience, from White House assignments to television and radio. In addition to teaching others to present, she has spoken to numerous conferences and meetings – with audiences from five to thousands. She was an instructor at Golden Gate University, San Francisco, has taught at the Graduate Schools of Business, ISA, in Paris, and IMI (now IMD) in Switzerland. She has a B.S. in English Education and an M.B.A. in Management. She is president of Communication Training, Inc. She works all over the globe, coaching and training SpeechWorks™ Presentation Performance, teaching executives to design and deliver powerful presentations. Susan is the author of Easy Eloquence – the ultimate guide to creating and delivering winning presentations.

Licenciada em Sociologia das Organizações e Mestre em Gestão de Recursos pela Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. Possui uma vasta experiência como gestora de topo, em particular na área de recursos humanos. Foi professora na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, onde leccionou Gestão de Recursos Humanos e na Universidade do Minho, onde leccionou Psicologia das Organizações. Actualmente é docente da Porto Business School na área do Comportamento Organizacional. Tem desenvolvido actividades de formação para dirigentes e quadros da Administração Pública, bem como em entidades públicas empresariais, na área da gestão global, definição de estratégia, gestão por objectivos e comportamento organizacional.

Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação do Porto. Pós-Graduada em Gestão de RH pela Universidade Católica Portuguesa e em “Educação Para a Saúde” pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Professora auxiliar da ESMAE. Formadora na área comportamental. Instrutora de Pilates, Body Balance e Personal Training no Holmes Place.

Licenciado em Gestão e Mestre em Gestão e Estratégia Industrial pelo ISEG. Formação no INSEAD, Harvard Law School e MIT – Sloan Management School. Foi docente universitário do IESFF, manager de consultoria na Deloitte Consulting e PWC em Portugal. Atualmente é Administrador da PT Compras e responsável pela área de Processos, Qualidade e Melhoria Contínua, e Compras Internacionais.