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Master in Science in Management (MsC) pela London Business School com tese sobre “Real Estate Valuation – Analysis of the Main Methodologies”. MBA pelo ISEE da Universidade do Porto (actual EGP-UPBS). Durante dez anos, professor responsável pela cadeira de “Análise de Projectos de Investimento” na Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Autor do capítulo “Desarrollo de Centros Comerciales: un Enfoque Financeiro” , do livro “MERCADO INMOBILIARIO: UNA GUÍA PRÁTICA”. É Presidente da Fitout SGPS. Foi Vice-Presidente Executivo da Amorim Imobiliária, CEO da Chamartin Imobiliária Portugal, Membro da Advisory Board Retail Space Europe e Membro da Direcção da Associação Portuguesa de Centros Comerciais. Enquanto administrador da Amorim Imobiliária conduziu o processo de internacionalização da Marca Dolce Vita como Director Geral da área de Centros Comerciais tendo sido o responsável pela criação da marca de “Shoping Centers Dolce Vita” e pela implementação de 16 Centros Comerciais; 12 em Portugal e 4 em Espanha. Esteve envolvido em projectos de requalificação urbana integrando Estádios de Futebol com Centros Comerciais, em Portugal, Espanha, Itália, e Polónia. Foi Administrador da SAD do Futebol Clube do Porto.

Tax Partner da PwC desde 1999 é, desde 2009, o responsável pelo seu departamento de fiscalidade. Anteriormente era responsável pelo Departamento fiscal no Porto da PwC. Iniciou a sua carreira em 1988. Especialista em fiscalidade empresarial e internacional, incluindo Reorganizações Societárias, Fiscalidade Internacional, Preços de Transferência e Fusões e Aquisições. É co-responsável pelas Pós-graduações em Fiscalidade na Universidade Católica de Lisboa, no ISAG e na Escola Profissional Cristóvão Colombo no Funchal, sendo docente de fiscalidade internacional na ESG do IPCA e colaborador do CIJE da Faculdade de Direito da Universidade do Porto. É monitor convidado de várias instituições universitárias. Foi responsável pela Pós Graduação em Fiscalidade da UIFF e docente de fiscalidade no Instituto de Formação Bancária. Colabora regularmente com vários jornais em matérias fiscais.

Nascido em Tel-Aviv, Israel em 17/06/1950, é brasileiro naturalizado, casado e pai de dois filhos. Estabelecido na cidade de São Paulo, Brasil. Grau Acadêmico: Engenheiro Mecânico de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Brasil.Pós-Graduado em Administração de Empresas pela EAESP da Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, Brasil. Doutor em Administração de Empresas, especialização em Sistemas de Informação pelo Institut dAdministration des Entreprises, Grenoble, França. Atividades Empresariais: Sócio consultor da J. Grajew Ltda, empresa de consultoria empresarial desde 1984. Sócio consultor da SAD Sistemas de Apoio a Decisão entre 1982 e 1984. Sócio produtor agrícola de plantas condimentares e medicinais e distribuidor em redes de supermercados brasileiros dos produtos Horta em Casa, desde 1996. Atividades de Consultoria e Assessoria a Diretorias e Conselhos de Administração: Consultorias já realizadas junto à Diretoria e Conselho de Administração para assuntos de reestruturação organizacional, desenvolvimento de atividades empresariais, desenho e implantação de sistemas de planejamento e controle bem como investimentos em geral e em tecnologia de informação em particular nas empresas: Brasilprev, Cosesp, Ipesp, AON-Affinity, Dedic, Grupo Ability, Grupo Graber, BVQi, Grupo Pão de Açúcar, Grupo Ultra, Rio Grande Energia, Eletropaulo, XRay, USS-Assistência, GD do Brasil, Teka Têxtil, Oraltech Dental, Grupo Votorantim, Grupo Dedini, Metal Leve, Impressora Paranaense, Sabesp, Valesul, Telebrasília, Telesp, Cristália Produtos Farmacêuticos, Adamas Papeis e Papelões, Editora Cia das Letras, Optpar, Graf, Grupo Orsa de Papelões, Aflon Revestimentos, Filobel Tecidos, Frigorífico Mouran, Sattin Participações, Bolsa de Telefones, JPB Partcipações, Construtora Reitzfeld, Hospital Iguatemi, Hospital Sepaco, Natura Cosméticos, Fersol Defensivos Agrícolas, SEMSP, Coopersucar, Filsan, Fundacentro, Grow Jogos e Brinquedos, Formatex Tecidos, Cobertores Parahyba, ANA Arte Nativa, SPCI São Paulo Computer Institute.Diversos trabalhos de treinamento de executivos em Planejamento Empresarial e uso de Tecnologias nos setores bancário, de serviços e industrial brasileiros.Consultor credenciado do UNDP-United Nations Development Program.Coordenador da série de vídeos de treinamento gerencial da Abril-Vídeo, São Paulo, Brasil. Atividades Acadêmicas: Professor na EAESP da Fundação Getúlio Vargas, especialização em Tecnologia da Informação, desde 1980, tendo orientado diversas teses, ministrado diversos cursos regulares e seminários fechados para várias organizações dentre as quais Banco Itaú, Bradesco, Datasul, Teletrim, Souza Cruz, etc. Professor do MBA do BSP - Business School São Paulo em Tecnologia da Informação desde 2000.Professor do MBA de Administração do IBMEC em Tecnologia da Informação entre 2000 e 2004.Professor na Faculdade de Economia e Administração da USP entre 1980 e 1984, ministrando cursos regulares em Sistemas de Administração e Organização. Experiência Profissional: Gerente de Planejamento do Grupo Abril e posteriormente da Editora Abril entre 1980 e 1981.Assessor da Diretoria da FMC-Filsan Equipamentos e Sistemas em 1975 e entre 1979 e 1980.Gerente de Produção da Grow Jogos e Brinquedos entre 1974 e 1975. Publicações: “Conception et Mise em Oeuvre des Systèmes d´Aide à la Décision, l´Approche Évolutive“, tese de doutorado, IAE-Université de Grenoble, França, 1978.“Porque o Processamento de Dados não consegue influenciar a tomada de decisões na empresa”, com José Tolovi jr., XII Congresso Nacional de Processamento de Dados, SUCESU, Rio de Janeiro, 1980."Cost-benefit analysis of and for the Evolutive Approach”, com Tom Johnson, José Tolovi jr e Jean-Claude Courbon, working paper 78-07, IAE - Grenoble, França.“O enfoque do valor adicionado: informática e aumento de competitividade”, com Antonio Carlos Manfredini Oliveira, XX Congresso Nacional de Informática, São Paulo, 1987.

É Director de Programas e Investigador do Centre for Management Development, da London Business School (LBS). Docente em programas à medida para clientes como PwC, Vodafone, HP, Telecom Italia e Bombardier, e consultor de várias empresas na Europa, Austrália e Japão. As suas áreas de investigação incidem na estratégias de negócio, inovação tecnológica e e-business. No livro Winning in the Networked Economy é autor de um capítulo sobre “technology-based diversification” ao lado de autores como Gary Hamel e Sumantra Ghoshal. Tem escrito casos de estudo sobre empresas como Cisco, British Airways, Sony, Microsoft, Nokia e Amazon.com, entre outras. Autor de artigos publicados em publicações como Business Strategy Review, International Journal of Customer Relationship Management e Financial Times. Escreve frequentemente no Times of London e foi comentador de assuntos de e-business do “BBCs World Business Report”.

Obtained his Ph.D. from Queen’s University in Canada and has been on faculty at Saint Mary’s University and University of Otago (New Zealand) before taking up a position at the University of Aarhus. He has also taught courses at the University of Iceland, University of Copenhagen and Syddansk University. His research area is Corporate finance and investments where he has published numerous articles and has an extensive consulting experience.

Javier Fernández Aguado tras años de trabajo como Alto Directivo, es en la actualidad: Presidente del Grupo MindValue, especializado en proyectos para la Alta Dirección; el speaker español de Management más solicitado a nivel internacional; Coach de Alta Dirección; Catedrático del Área de Dirección General en el Foro Europeo. Escuela de Negocios de Navarra; y profesor extraordinario en Escuelas de Negocios en USA, Hispanoamérica, Asia y Europa. Ha recibido, entre otros, el Premio Best Compettitiveness Speaker Award 2007 en Estados Unidos, el Premio Most Value Speaker 2006 (Mejor Orador del Año en España) concedido por Interban Networks; el Premio 2006, del MIF-Management Internacional Forum (Gran Bretaña) al mejor libro de Gestión del año en Europa, por su obra La soledad del directivo (escrito junto con José Aguilar); y el Premio 1997 J.A. Artigas, a la mejor investigación en Economía en España por su estudio sobre la formación directiva en España en los siglos XIX y XX. Creador de los modelos de Gestión Organizativa: Feelings Management; Gestión de lo Imperfecto; Dirección por Hábitos; Liderar en tiempos de incertidumbre; Will Management (junto a José Aguilar); y Patologías Organizativas, es el único español contemporáneo de Management sobre el que se han escrito más de cuarenta libros y ensayos analizando su pensamiento. Es miembro del Top Ten Management Spain, exclusivo Club que acoge a los diez pensadores españoles más reputados en Management. Ha vivido ocho años fuera de España, y visitado por cuestiones académicas o empresariales más de treinta países de África, América, Asia y Europa.

Jay Dahya is associate professor of finance at Baruch College, the City University of New York and adjunct associate professor in finance at Columbia Business School, Columbia University in New York City. He has also taught classes for Purdue University, INSEAD, Oxford University, Helsinki School of Economics, Reims University, GISMA, and London School of Economics, among others. Professor Dahyas interests include: corporate finance and governance; company valuation; mergers and acquisitions; international financial markets and institutions; investments; and fixed income. Before entering academia, he was senior vice president of M&A in the capital markets and investment banking group at Merrill Lynch, and a senior analyst in the bankruptcy and restructuring team at Andersen Consulting. He has consulted and/or undertaken training assignments for Merrill Lynch, Lehman Brothers, Citi, Morgan Stanley, Blackrock, China Construction Bank, Credit Suisse, Deutsche Bank, British Airways, Rockwell Automation, and Volkswagen, among others. He has also worked as advisor to the E.U. Monopolies and Mergers Commission, City Panel on Takeovers, SEC, NYSE, LSE, Shenzen Stock Exchange, Stock Exchange Board of India, NYS Public Authorities, and UNHCR. Professor Dahya has received teaching awards for his work in the classroom including the Beta Gamma Sigma Teaching Excellence Award and the Dean’s Teaching Excellence List (each year from 2001 through 2009); and numerous research awards, including the Fulbright Award, and the Eugene M Lang Faculty Research Fellowship, and the Carnegie Research Award, among others His research has appeared in the Journal of Finance, Journal of Financial Economics, Journal of Financial and Quantitative Analysis, Journal of Corporate Finance, and Financial Review, among others. His work has also been cited in newspapers and magazines, including The Financial Times, Harvard Business Review, and Business Week.

Dr. Kahwajy is the founder and president of Effective Interactions, a consulting firm that specializes in executive leadership and strategic effectiveness. She focuses on the most difficult human-relations issues in leadership: how to be heard, how to turn around difficult situations, how to get people to want to follow you, and how to help people move past limiting biases to achieve breakthrough results. Dr. Kahwajy has been an advisor for Fortune 500 companies on six continents over the past 18 years. During that time, she was on the faculty of the International Institute for Management Development (IMD) in Lausanne, Switzerland and was a management consultant with Strategic Decisions Group in Menlo Park, California. She offers individual and group effectiveness coaching, workshops and keynote speeches on senior-executive leadership, negotiation, decision analysis, culture change and interpersonal influence. Dr. Kahwajy has applied her research to skills for improving negotiation, decision-making, and initiating and integrating change. Her current research initiative, “Breaking through Barriers: The Intention of Leadership and the Science of Interaction,” has important implications for managing innovation and diversity in the workplace. Her communication model highlights the differences between productive and counterproductive approaches to working with people across all kinds of barriers. Dr. Kahwajy holds a PhD in organizational behavior with a PhD minor in psychology from Stanford University, an MBA from Stanford, an MS in engineering-economic systems from Stanford, and a BS in systems engineering from the University of Virginia. She has been a fellow with the Stanford Center on Conflict and Negotiation and is a member of the Academy of Management and the Institute for Operations Research and Management Sciences. Several of her articles on organizational design, conflict mitigation, and management team decision-making have appeared in the Harvard Business Review, the California Management Review, the European Business Forum, and in books about entrepreneurship, family business, executive education, change management, and strategic decision-making. She has also held positions in systems engineering with Bell Communications Research, in equity derivatives with Banque Paribas (London, England), in investment banking with the Czech Ministry of Privatization (Prague, Czech Republic), and in technology marketing with Bell Atlantic Corporation.

Jeffrey L. Kerr é docente de Gestão na School of Business Administration da Universidade de Miami. É membro da Academy of Management, the Strategic Management Society, e da Academy of International Business e foi já presidente da Divisão de Consultoria em Gestão da Academy of Management. A sua área de pesquisa está focada na implementação de estratégias, desenho de organizações e sistemas de avaliação e recompensas para executivos. Os seus trabalhos foram já publicados em diversas publicações académicas e de gestão (Academy of Management Journal, Personnel Psychology, Journal of Business Strategy e o Strategic Management Journal). A sua publicação mais recente , The Limits of Organizational Democracy” foi referenciada pelo Academy of Management Executive. Várias vezes premiado pelo seu percurso académico e de investigador, a área de estudo do Dr. Kerr foca essencialmente os problemas de planeamento estratégico, mudança organizacional e reestruturação. Trabalhou com inúmeras empresas, incluindo a Aetna, Dresdner Bank AG, First Chicago Bank Corp., General Electric, Johnson & Johnson, KFC International, Southern California Edison, Southwestern Bell, Times Mirror Corp., e a Westinghouse

Licenciado em Economia pela Universidade do Porto. Ex-Assessor Principal da DGCI, Ministério das Finanças.

Consultor Coordenador e Arquitecto de Sistemas da Microfil - Tecnologias de Informação S.A.. Responsável pelo desenho de arquitecturas de soluções para a Gestão Documental ECM (Enterprise Content Management) e ERDMS (Electronic Document and Records Management Systems)

Head of Business Analysis at Space Planning Department; Desempenhou funções de Brand manager, Analista de ações promocionais, marketing e segmentação de clientes, e Coordenador e Comprador de espaço publicitário na SONAE MC Mestre e doutorando em Ciências Empresariais.

Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Curso conducente ao Mestrado em Organização e Gestão de Empresas pelo ISEG – Universidade Técnica de Lisboa. Docente da Universidade do Porto, na Faculdade de Economia e na EGP-UPBS. Desempenhou cargos de Direção Financeira e de Controller em organizações de diferentes setores de actividade. É consultor independente nas áreas financeira e do Controlo de Gestão, colaborando com o Centro de Estudos da EGP-UPBS. Membro da “Certified Premium Community”, possuindo o certificado de “Kaplan-Norton Balanced Scorecard Certified Graduate”.

Joaquim Pereira é licenciado pela Universidade do Minho em Engenharia de Sistemas e Informática e mestre em Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento pela Universidade de Cranfield. Começou a sua vida profissional no Grupo Sonae trabalhando no seu departamento de informática. Depois de ter estado dois anos na área da Indústria, passou para a área da distribuição, onde assumiu responsabilidades quer no departamento de sistema de informação quer nas operações (Modis). Em 1998 fundou a Processo.

Jorge Oliveira, Engenheiro, Professor Universitário, Consultor, Formador Certificado pelo IEFP. Experiência em Gestão e Gestão de Projectos desde 1979, como quadro superior, director e administrador, em várias empresas, industriais e de serviços. Condução de cursos e acções de formação e consultoria/formação, desde 1995, em Gestão, Gestão Industrial, e Gestão de Projectos, em instituições de ensino e formação e em empresas e associações empresariais.

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa - Porto (1990) e Mestre em Ciências Jurídico - Comerciais pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa – Porto (2004). Foi docente universitário em diversas instituições de ensino superior e formador convidado da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas. Exerceu actividade como jurista no Banco BPI (1990 a 1999), como jurisconsulto na Sociedade de Advogados Osório de Castro, Verde Pinho, Vieira Peres, Lobo Xavier & Associados (1999-2006) e como consultor na Sociedade de Advogados Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados (desde 2006).

Jorge Catarino tem desenvolvido trabalho, desde Maio de 2011, enquanto Director do Grupo Promovalor, uma das mais inovadoras e dinâmicas empresas portuguesas de turismo e imobiliária, nomeadamente dando suporte à internacionalização do grupo no Brasil. Entre Abril de 2010 e Março de 2011, Jorge Catarino tem exercido funções como Secretário-Geral da CTP – Confederação do Turismo Português, a organização fundamental para as associações corporativas do turismo. Com personalidade legal desde 1995, aglutina as principais organizações empresariais e empresas privadas da área de turismo. Até Fevereiro de 2010 foi parceiro assalariado e membro do conselho da Cushman & Wakefield Portugal. Enquanto responsável pela hospitalidade tem liderado, desde Janeiro 2005, as avaliações, desenvolvido consultadoria, estudos de viabilidade económica, finenceira e de mercado, procura e selecção de staff internacional operacional de hotel e transacções. Entre 2000 e 2004 desenvolveu funções enquanto Executivo de Desenvolvimento (Hotelaria) na Amorim Turismo, S.G.P.S., S.A., sendo responsável pelo plano de expansão de todos os segmentos de mercado e marcas do Grupo Accor (Sofitel, Mercure, Novotel, Ibis e Etap Hotel), nos territórios de Portugal, Moçambique, Cuba e Angola. Adicionalmente, promoveu prospecção e avaliação de novas oportunidades de investimento hoteleiro na China (Pequim e Xangai), 8 anos (em vários postos de trabalho, desde estagiário a manager) na área de Estratégia Competitiva na Deloitte & Touche Consulting Group (Deloitte Consulting). Especializado na condução de estudos de mercado e economia e viabilidade económica e financeira, e avaliação de projectos de turismo e imobiliária, tem desenvolvido funções nas áreas de turismo e entretenimento. Vasto conhecimento e experiência, incluindo em negócios tão díspares como hotelaria, campos de golf, pavilhões multi-usos, projectos de turismo e imobiliária, restaurantes, clubes de golf, desporto e entretenimento. Competências na área do turismo e informação estratégica, incluindo formação profissional, Responsável pelo F. Turismo – Capital de Risco, S.A., sociedade de risco exclusivamente dedicada a projectos de turismo, onde foi responsável pela prospecção de mercado e viabilidade económica e financeira de todo o tipo de oportunidades de investimento dentro do sector, desde pequenos hotéis a campos de golf, bem como acompanhamento após decisão de participação de capital. Vice-Presidente da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa com responsabilidades ao nível da oferta de formação inicial e contínua, coordenação geral de Cursos de Alojamento (Recepção, empregada de limpeza, etc.), gestão de comidas e bebidas, etc. Enquanto desenvolveu estas funções integrou a equipa que prosseguiu com o realojamento das primeiras instalações da Av. António Augusto de Aguiar para a nova escola nas Olaias.

Actual Presidente da Team Work Consultores, onde tem uma função institucional e de desenvolvimento da empresa na Península Ibérica e no continente Africano. Foi treinador profissional de basquetebol durante 35 anos. Tem intervenções específicas nas áreas de Liderança e Trabalho de Equipa, Motivação e Superação. Conduzindo seminários de motivação, liderança, direcção e trabalho de equipas para gestores de topo e para quadros superiores/médios. Desenvolveu o Coaching com íntimas ligações à metáfora desportiva, o qual é utilizado em diversas organizações multinacionais e nacionais que estão a desencadear mudanças na liderança tradicional, e do próprio modelo de relacionamento com os colaboradores. Possui especializações várias nas áreas da Gestão da Mudança, Executive Coaching e Coaching Winning Teams (UK, BEL) desde o ano 2000. Colaborador em pós graduações das Universidades Católica, Lusófona e Lusíada. Também colaborador, através de coluna quinzenal do jornal Diário Económico

Sócio gerente da SisConsult. Professor Auxiliar Convidado da Universidade do Minho e da Universidade Portucalense. Presidente do IPBPM – Instituto Português de BPM (Business Process Management). Co-fundador da Process Community. Autor da metodologia MLearn e co-autor dos livros “In search of BPM excellence, Meghan-Kiffer Press, USA, 2005” e “Sistemas de Informação Organizacionais”, Silabo, 2005. Assegura normalmente conferências e aulas em cursos de pósgraduação, mestrados e MBA, sobre BPM e em particular sobre a metodologia MLearn, nas Universidades ISCTE, ISEG. Subdirector da Pricewaterhouse (1990-1994). Chefe Divisão Regional (Planeamento, organização e informatica)dos CTT (1979-1990). Professor Adjunto ISEC (1977-1990).

Licenciado em Economia pela FEP (1987) com o Prémio Fundação Eng. António de Almeida. MBA pelo INSEAD, Fontainebleau, França (1990). PhD em Finanças pela Universidade de Lancaster, Reino Unido (1999). Desempenhou funções como analista financeiro na CISF - Companhia de Investimentos e Serviços Financeiros, director-adjunto no Departamento de Fusões e Aquisições do BPI - Banco Português de Investimento e consultor de empresas. Membro não executivo do Conselho de Administrção da Martifer SGPS (desde 2008). Docente da FEP, e da Porto Business School (desde 2000). Autor de várias publicações em temas de gestão financeira, incluindo artigos em revistas científicas internacionais na área das Finanças (Journal of Business Finance and Accounting, Review of Financial Markets, European Journal of Finance, International Journal of Auditing). Coordenador dos Programas MBA da Porto Business School (2002-2008) e Magellan MBA (desde 2008). Vice-Presidente da Porto Business School (desde 2009).

Diplomado pela Federação Portuguesa de Basquetebol como treinador Nacional de Nível III. Deixou a competição desportiva para se dedicar ao treino de quadros de empresas, passando a ter colaboração regular com a Team Work Consultores, nas áreas do Trabalho em Equipa, Comunicação, Negociação, Liderança, e Coaching. Especializou-se nas duas últimas, através de certificações internacionais: “Coaching for High Performance”, pelo Management Centre Europe e “Leadership Style for Managers”, pelo Management Centre Europe. É também Coach certificado pelo ICC- International Coaching Community. Possui vasta experiência formativa, com mais de 3000 horas de formação com equipas de grandes empresas nacionais e multinacionais, em Portugal e nos PALOP’s, em domínios de intervenção como: Liderança e Gestão de Equipas, Coaching, Trabalho em Equipa, Técnicas de Negociação, Comunicação em público e Assessment.

Licenciado em Psicologia pela Univ. Porto. Mestre na área da Ansiedade e Gestão do Stresse. Doutorado em Psicologia pela Univ. do Minho, no âmbito do Alto Rendimento e Treino de Competências Mentais. Especialista em Liderança, Mudança Organizacional, Motivação, Superação Pessoal, Inteligência Emocional e Team Building

Chefe de Gabinete do Secretário de Estado da Segurança Social, Doutor em Gestão, Professor Coordenador da Universidade de Aveiro e ROC.

Jorge Martins é responsável pela área de Projectos na Capgemini Consulting, Portugal, tendo anteriormente assumido a responsabilidade pelos sectores da Administração Pública e Saúde naquela mesma empresa. Licenciado em Informática de Gestão pela Universidade Autónoma de Lisboa, possui pós-graduações em Gestão pelo INSEAD e Universidade Católica, Gestão Autárquica Avançada e em Parcerias Publico-Privadas.

Professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Doutor em Engenharia Civil pela Universidade do Porto.

Professor Catedrático da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Responsável pelo CIPCDS.

Licenciado em Engenharia Electrotécnica pela FEUP (1977). Mestre em Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas pelo IST – UTL (1987). Doutorado em Investigação Operacional pela Universidade Católica de Lovaina, Bélgica (1989). Professor Associado do Departamento de Engenharia Electrotécnica e Computadores da FEUP. Investigador do INESC. Membro da direcção da APDIO - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Investigação Operacional, de 1991 a 1995. Principais áreas de interesse: Optimização Combinatória, Sistemas de Apoio à Decisão, Gestão de Operações e da Produção.

Inspector-Chefe da Polícia Judiciária. Responsável pela 2.ª Brigada da SCICAT, onde são investigados a nível nacional crimes como o Pedofilia na Internet, Devassa da Vida Privada na Internet, Fraude nas Comunicações, etc. Foi um dos responsáveis pela criação da área de Investigação da criminalidade de alta tecnologia na Polícia Judiciária. Encontra-se colocado na Secção Central de Investigação à Criminalidade de Alta Tecnologia desde a sua criação, tendo esta como data oficial de criação Janeiro de 2005 (ainda como BICI). Área de formação: Gestão, estando actualmente a frequentar o Mestrado em Ciências Jurídico-Criminais na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Frequentou com sucesso diversos cursos de formação profissional na área do crime informático, no âmbito da Interpol, Academia de Polícia Canadiana, FBI, CIA, entre outros. È docente no ISPJCC.

Engenheiro Químico pela UPB - Universidad Pontificia Bolivariana (Colômbia), MBA pela Universidad Eafit (Colômbia) e Actualizações em Negociação em Harvard. Ex Professor da UPB com uma vasta experiência profissional e de docência nas áreas de Planeamento Estratégico e Negociação. Autor e co-autor de vários livros e artigos. Actualmente Director da empresa de consultoria em gestão Jose I. Tobon Consultores, a qual possui várias centenas de clientes nos mais diversos sectores de actividade.

Joseph C. Santora, EdD (Fordham), is an affliated faculty member at Grenoble Graduate School of Business. Professor Santora is completing a five year appointment an adjunct senior research fellow, department of management, Monash University (Australia). He has been a dean and director of doctoral studies and research, director of graduate management research, a business school dean and an assistant dean, an college administrator, and a full tenured professor of business and management. He has also held several international business school visiting professorships in Australia, Europe (Austria, France, Germany, Switzerland), Georgia, Russia, and Taiwan. In past years, he was also a visiting professorial fellow in the Leadership Centre, Monash Mt-Eliza Business School (Australia). He has also serves as an external PhD and MBA thesis examiner for several international universities. Professor Santora’s research focuses on leadership, leading change and change management, succession planning, and NGOs. He is currently engaged in a multi-country research project on succession in nonprofit organizations. He has written extensively, publishing more than three dozen refereed articles and teaching cases and 125 academic and practitioner papers, cases, book chapters, and reviews. His research has been published in several leading academic and practitioner outlets including Career Development International, Journal of Organization & Leadership Studies, Journal of Management Studies, Academy of Management Perspectives, and Journal of Management Education. He received the Outstanding Paper Award Winner at the Literati Network Awards for Excellence 2009 for a co-authored paper in Development and Learning Organizations (DLO), as well as Highly Commended Paper Award in DLO in 2013 for a second co-authored paper. His co-authored paper in Leadership and Organization Development Journal was listed among the Top 10 Downloaded Articles in the 30-year history of the Journal. Dr. Santora has presented papers at international conferences in more than a dozen countries on three continents. Professor Santora is the founding and current editor of the International Leadership Journal, an on-line refereed academic journal devoted to exploring multi-disciplinary organizational leadership issues. He serves on nine international academic editorial boards. He founded and served as the managing director of a two for-profit companies, one of which has consulted on leadership and staff development, succession planning strategies, and board training to more than two dozen nonprofit organizations. He has done post-doctoral work at Harvard and Princeton.

José Aguilar López es Doctor en Filosofía y PDD por el IESE. Socio Director de MindValue y vicepresidente de la Asociación Internacional de Estudios sobre Management (ASIEMA). En 2006 obtuvo, junto a Javier Fernández Aguado, el premio del Management Internacional Forum al mejor libro de Management del año, por la obra conjunta La soledad del directivo (Lid, Madrid, 2006). Ha participado también, en calidad de coordinador o de coautor en otros libros, como: La Ética en los negocios (Ariel, 2001), Management español: los mejores textos (Ariel, 2002), La gestión del cambio (Ariel, 2003), Will Management. La gestión de la voluntad organizativa (GEC, Barcelona, 2004) y En busca del compromiso. Cómo comprometer a las personas con el proyecto empresarial (Almuzara, Madrid, 2006). Es colaborador habitual en diarios, revistas de información económica, radio y TV. Como especialista en Dirección de Recursos Humanos, Comunicación y creación de empresa, ha dirigido seminarios y cursos en numerosas Universidades y Escuelas de Negocios de Europa y América. Forma parte de la plataforma de conferenciantes Thinking Heads (www.thinkingheads.com) y del colectivo Topten del management español (www.toptenms.com). Su biografía ha sido publicada en los libros “Grandes Creadores en la Historia del Management”, de José Luis García Ruiz y Juan Carlos Cubeiro, 'Who’s who del Management Español', de Francisco Alcaide e 'Forjadores de líderes” (presentación de los coachs empresariales más destacados en España), de Javier Andreu.

Licenciado em Engenharia Geográfica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e Doutorado em Fotogrametria pela Universidade de Londres. Actualmente, é Professor Auxiliar da FCUP, regendo várias disciplinas de licenciatura e de mestrado, na área de Engenharia Geográfica, em particular, Topografia, cartografia e Sistemas de Informação Geográfica.

Licenciado em Economia pela FEP - Faculdade de Economia da Universidade do Porto (1972). Professor Auxiliar Convidade da FEP. Membro do Conselho Geral da Comissão de Normalização Contabilística. Membro do Conselho Científico da APOTEC - Associação Portuguesa dos Técnicos de Contabilidade. Consultor de empresas.

Professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Doutor em Engenharia Civil pela Universidade do Porto.

Licenciado em Economia (1987) e Mestre em Economia (1995) pela Faculdade de Economia do Porto (FEP), pós-graduado em Análise Financeira (1989), doutorado em Contabilidade e Finanças pela Universidade de Lancaster, no Reino Unido (2002). Exerceu funções técnicas na banca, funções de direcção na ex-Bolsa de Valores do Porto e na Interbolsa, e consultoria em empresas. Desenvolveu actividade docente variada, nomeadamente no ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão e na Universidade Moderna, sendo actualmente professor na FEP. É autor de livros sobre Análise Financeira e Análise de Investimentos, e de artigos nas áreas de Contabilidade e de Finanças.

Country Manager da Adform em Portugal. Ex-CEO da Havas Digital e Fundador da Media Contacts em 1999 (Primeira agência de media digital). Licenciado em Design em Comunicação.

Consultor e professor de Distribuição.Docente no IPAM, IADE, ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão e Escola de Comércio de Lisboa. Pós-graduado em Distribuição e Logística pelo ISEG.

Licenciado e Doutorado em Engenharia Mecânica pela FEUP. Até 1984 exerceu a sua actividade profissional no sector privado, nas áreas da Gestão da Produção e da Qualidade. Foi Director da Licenciatura em Gestão e Engenharia Industrial até Julho de 2003. É actualmente Professor Associado no Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial da FEUP e Pró-Reitor da Universidade do Porto. A sua actividade docente, de investigação e de extensão Universitária exerce-se, fundamentalmente, nas áreas da Gestão da Qualidade e da Estatística Aplicada. É membro da American Society for Quality e foi Vice-Presidente da Associação Portuguesa para a Qualidade.

José Carlos Ramalho graduated in 1991 as a Systems and Informatics Engineer. During his graduation he has worked as a freelancer software developer and as a network technician for Apple. During this time he also taught several courses about computer programming for several public institutions. In 1991 he joined the Department of Informatics as an Assistent and started his MSc work. He has worked as a teacher since 1991 until the present. He also has been a researcher of Algoritmis Research Center until 2004. In 2004 he moved from Algoritmi to the newly created CCTC Research Center. He finishes his Phd in 2000 under the subject Structured Documents Semantics. From 1996 until the present he has been researching in Structured Documents area (currently he is coordinating several projects in Digital Archives and Libraries field). He was responsible for the creation of the conference series called XATA (starting in 2003 until now). He wrote two books and many articles presented in internacional and nacional conferences. During 2008, together with two former post-graduation students he launches KEEP Solutions, a spin-off software company focusing Information Archiving, Information Management, Information Access and Information Deployment.

Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, EBAP, Rio de Janeiro. Professor e Assessor em instituições públicas na área dos Recursos Humanos.

Licenciado em Engenharia Civil pelo IST e Doutor em Gestão de Empresas pelo ISCTE. Agregado em Tecnologia, Produção e Operações pelo ISCTE. Tem vasta experiência profissional na área da produção e distribuição de 'fast moving consumer goods' bem como nas áreas da consultoria e associativa. É Professor Associado com Agregação do ISCTE e Coordenador da Secção de Assuntos Científicos do Senado. É Director do INDEG/ISCTE e do INDEG/Projectos. É também, partner da IN OUT GLOBAL-ISCTE. Tem vários livros publicados na area da Logística, assim como diversos papers e comunicações.

Professor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Doutorado em Investigação Operacional e Engenharia Industrial pela University of Berkeley, E.U.A.

José Fernando Oliveira é Professor Associado com Agregação no Departamento de Engenharia Industrial e Gestão da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e colabora regularmente com a Escola de Negócios da Universidade do Porto. A sua área de investigação principal são os problemas de decisão e optimização, em particular relacionados com o uso eficiente de matérias-primas e outros recursos (problemas de cortes e empacotamentos) e na concepção e implementação de sistemas de apoio à decisão na indústria e nos serviços. Publica regularmente os resultados do seu trabalho de investigação nas principais revistas internacionais da área da Investigação Operacional e mantém uma actividade constante de consultadoria com empresas e organizações dos sectores público e privado, com dezenas de projectos completados com sucesso. Durante a sua carreira académica de mais de 25 anos, ensinou nas áreas da Estatística, Investigação Operacional e Gestão de Operações e Logística. Entre as suas actividades de gestão científica e académica destacam-se os cargos de Vice-Presidência do Conselho Pedagógico da Faculdade de Engenharia, editor principal da revista científica Investigação Operacional e a recente eleição para Vice-Presidente da Associação Europeia de Sociedades de Investigação Operacional.

Engenheiro. Certificado pela ACFE (Association of Certified Fraud Examiners, EUA )

Presidente da Comissão Executiva do CCAM do Noroeste.

Pós-graduado em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Barcelona. Consultor da Quaternaire Portugal. Tem desenvolvido projectos na área das artes, cultura e valozrização do espaço natural.

Desde 2005, é professor de Estratégia Empresarial e de Financiamento na Porto Business School onde exerce as funções de Coordenador e de Docente do Curso Geral de Gestão. Ainda na Porto Business School é Professor e Coordenador de vários Programas de Formação para Executivos, de Cursos de Pós Graduação e de Programas de Gestão Avançada para Empresas e Grupos Empresariais. É também consultor sénior na Porto Business School onde realizou múltiplos trabalhos para empresas privadas e públicas, grupos empresariais nas seguintes áreas: estratégia e execução estratégica; gestão por processos; gestão por projectos; tomada de decisão, investimento e financiamento; sistemas de informação e controlo de gestão; elaboração de planos estratégicos e planos de negócios; gestão da mudança; desenho de estruturas organizacionais. É ainda Administrador não Executivo e Presidente da Comissão de Auditoria da REN – Redes Energéticas Nacionais, SGPS,SA e consultar de várias empresas e grupos empresariais. Licenciado pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto em 1976 (Prémio FUNDAÇÃO ANTÓNIO DE ALMEIDA, por ter obtido a classificação mais elevada do Curso de Economia da FEP, no período 1971/76), desenvolveu uma longa actividade – cerca de 30 anos -, na área empresarial – em simultâneo com a actividade de docente universitário -, nomeadamente na Banca de Investimentos e na Banca Comercial, na Administração Pública Central e na Administração de Empresas e Grupos Empresariais, onde exerceu funções de Direcção e de Administração Executiva de várias instituições financeiras nacionais e internacionais e de vários grupos empresariais. Participou e participa com regularidade como orador convidado em várias Conferências e Seminários sobre Temas de Estratégia, Planeamento, Gestão Empresarial e Economia Aplicada realizados em Portugal e no estrangeiro.

Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto. Membro da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas. Director de Gestão de Risco e Provedor da Sonae SGPS, SA. Membro dos Conselhos de Administração da Change Partners Sociedade de Capital de Risco e da Sonae Center Serviços II, SA.

Licenciado em Engenharia Electrotécnica pela FEUP (1977) e Doutor pelo Imperial College, Universidade de Londres (1986). A sua actividade profissional (1977-80) inclui a Brown Boveri & CO., Suiça, Escola Superior Técnica da Dinamarca, e EDP - Equipa de Projecto da Central de Sines. É Professor Associado com Agregação no DEEC da FEUP, tendo sido responsável pela unidade de Engenharia de Sistemas de Produção do INESC-Porto, onde durante dez anos (1986-96) desenvolveu projectos de I&D com a indústria de âmbito nacional e internacional. É autor ou co-autor de mais de 50 artigos em revistas e conferências internacionais com efereeing. Desempenhou, entre 1996 e 2000, o cargo de Administrador por parte do IAPMEI na Agência de Inovação, S.A.

Professor Associado na Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Licenciado e Doutor em Economia, especialidade Economia do Trabalho pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

Licenciado e doutorado em Economia e em Filosofia. É Professor Catedrático de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Aveiro e coordenador do Mestrado em "Administração e Gestão Pública". É também Responsável Departamental para os Cursos de Pós-Graduação da Universidade de Aveiro. Publicou uma quinzena de livros e mais de uma centena de artigos (a nível nacional e internacional). É membro da Mont Pelerin Society.

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica do Porto. | Curso de Comércio Externo promovido pela Associação Portuguesa de Profissionais em Comércio Externo (1987). | Curso de Direito Comunitário e Direito da Integração promovido pelo Instituto Europeu da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2001). | Curso de Acesso à Profissão de Despachante Oficial promovido pela Câmara dos Despachantes Oficiais (2002). | Curso de Pós-graduação em Direito dos Contratos (Universidade Católica do Porto – 2003). Diploma de Estudos Avançados em Direito Tributário Europeu pela Universidade de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela - 2006). Doutorando no Programa Inter Universitário em Direito Tributário Europeu na Universidade de Santiago de Compostela. Director Geral do Grupo Rangel para as áreas Aduaneiras e do Contencioso Aduaneiro. Advogado. | Há uma vintena de anos que exerce a sua actividade profissional na área do comércio internacional como: despachante oficial, jurista com intervenção nas áreas da fiscalidade e do contencioso aduaneiros e consultor de algumas das maiores empresas portuguesas na vertente jurídico aduaneira da operação comercial externa destas empresas.. Colaborador da EGP desde o início do ano 2003, tem a seu cargo a coordenação global de todas as intervenções da Escola nesta área, tanto em matéria de formação como em matéria de consultadoria e investigação aplicada.

José Magano é licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores e detentor do MBA, ambos os títulos obtidos pela Universidade do Porto. Durante mais de 15 anos leccionou Gestão de Projecto nas Universidades de Aveiro e Católica (Porto), bem como no contexto de estudos avançados e formação in-company. Também tem vindo a trabalhar com o INESC Porto, desenvolvendo novos projectos de negócios, através da investigação e desenvolvimento, orientados para a criação de valor no mercado. Tem também apostado no empreendorismo com a criação de empresas start-up de serviços e tecnologia.

Director dos serviços de Gestão dos Créditos Tributários e da Qualidade da DGCI, Ministério das Finanças.

Licenciatura em Psicologia pelo ISPA (1977), Lisboa. Mestrado (1981) e Doutoramento (1983) pela Universidade Católica de Louvaina, Bélgica, em Psicologia das Organizações. Professor Associado da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (desde 1984), e da Escola de Gestão do Porto (desde 1988) da Universidade do Porto (actual EGP-UPBS). Coordenador do Programa de Acesso ao Grau de Mestre da EGP, e do Mestrado de Psicologia das Organizações da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. É responsável do CITTE (Centro de Investigação e Treino do Trabalho em Equipa) unidade de Investigação e Intervenção da EGP-UPBS onde neste momento colaboram 14 investigadores que desenvolvem projectos de Investigação em várias áreas, Saúde, Indústria, Serviços e Desporto.

Ex-Subdiretor Geral do IRC e IRS, Ex-DGCI ( Atual Autoridade Tributária), Ministério das Finanças

Ex-Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Revisor Oficial de Contas

Professor da Faculdade de Economia do Porto, Doutor em Economia pela University of South Carolina (EUA)

Consultor de estratégia, marketing e gestão comercial. Docente do IPAM - Instituto Português de Administração e Marketing. Licenciatura em Engenharia Electrotécnica (FEUP) Pós-Graduação em Gestão e Administração (ITFI) Pós-Graduação em Marketing Management (IPAM) Grau de Professor Especialista em Gestão e Administração Doutorando em Gestão de Vendas na Universidade de Cádis (Espanha).

Presidente do Conselho de Administração do Grupo BusinessUp, SGPS (INV, Instituto de Negociação e Vendas, ActiveUp, SalesUp, YouUp, The Coaching Company, FoneUp, 4Stores). Especialista em Negociações Multiculturais e Coaching Executivo. Presidente da Associação Ibero Americana de Coaching. Master em Coaching. Formação Superior em Engenharia Técnica Agrária (ESAC), Gestão de Marketing (IPAM), Filosofia (Univ. Nova), Psicologia (ISPA). MBA. Pós-Graduado em Direito Comercial e Finanças Empresariais (CIDEC). Curso de Negociações Complexas (MIT/Harvard Law School/Tufts University). Autor dos livros: Negociar & Vender; Ferramentas de Coaching; Atitude UAUme!; Merchandising para Lojas de Livre Serviço. Speaker Internacional. Docente em Business Schools de Portugal, Espanha e Brasil.

Docente do Departamento de Direito na Universidade Portucalense

Licenciado em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa. Mestre em International Management pelo ISCTE. Exerceu funções de gestão em diversas empresas nacionais e internacionais, incluindo: Publicações Dom Quixote (CEO), Nova Forum (CEO), Gillette (Director Customer Development Europe e Director Geral Portugal), Conagra (Director Marketing), Best Foods (Senior Product Manager), Compal (Gestor Comercial). Actualmente é consultor. Tem leccionado em programas abertos e fechados, designadamente na Universidade Nova de Lisboa e na Universidade Católica.

Doutoramento em Psicologia, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade do Porto (2012), Mestrado em Ciência do Desporto (1996) e Licenciatura em Ensino da Educação Física (1991) pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FCDEF-UP). Nível 3, de Treinador de Basquetebol (1993), pela Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB. Dirige Equipas e gere organizações desportivas desde 1987, com experiências em Portugal, Angola, Estados Unidos, Luxemburgo, Dinamarca e Alemanha. Membro do Centro de Investigação e Treino do Trabalho em Equipa da Escola de Gestão do Porto (CITTE-EGP), unidade de Investigação e Intervenção da EGP (2005-2010), onde colaborou em projectos de Investigação em várias áreas: Saúde, Industria, Serviços e Desporto. Membro do Systems-Centered Training (SCT), com participações em Atlanta (2005) e Londres (2006, 2007).

João Claro é Professor Auxiliar de Engenharia Industrial e Gestão na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e Coordenador Académico do programa de Empreendedorismo e Comercialização de Tecnologia (COHiTEC) na EGP-University of Porto Business School (EGP-UPBS). Completou o seu doutoramento pela FEUP em 2008 com uma dissertação sobre tomada de decisão com incerteza e investimento em capacidade. Tem um mestrado em Métodos Quantitativos em Gestão, pela EGP-UPBS (2002), e uma licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, pela FEUP (1993). A sua investigação debruça-se actualmente sobre considerações de flexibilidade e incerteza no design de sistemas sócio-técnicos complexos. Actualmente é visiting scholar com o Programa MIT Portugal na Engineering Systems Division do MIT, explorando aquele tema nas áreas de novos negócios de base tecnológica e sistemas de prevenção e combate a incêndios florestais. Foi assistente convidado a tempo parcial na FEUP entre 1999 e 2001, e posteriormente em dedicação exclusiva entre 2002 e 2008, ensinando nas áreas de Economia e Gestão, Investigação Operacional e Probabilidades e Estatística. No contexto da sua colaboração académica com o programa de MBA da EGP-UPBS, ensinou um curso de Introdução à Estatística entre 2002 e 2007, e tem sido responsável pelo curso de Empreendedorismo e Comercialização de Tecnologia desde 2004. É investigador do INESC Porto desde 2000, colaborando em projectos nas áreas de gestão de operações e tomada de decisão com incerteza. Entre 1994 e 1998, foi engenheiro de software e gestor de projectos na Edinfor, a maior empresa portuguesa de serviços na área das Tecnologias de Informação.

Professor do ISEG. Doutor em Finanças pela Manchester University (Reino Unido).

Licenciado em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. MSc em Contabilidade e Finanças pela Universidade de Manchester e UMIST, Reino Unido. PhD em Contabilidade e Finanças pela Universidade de Manchester, Reino Unido. Professor Auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade do Porto e docente na PBS - Porto Business School. Consultor de diversas organizações, nas áreas da Contabilidade e Controlo de Gestão.

João Barros is an Associate Professor at the Department of Electrical and Computer Engineering of the School of Engineering of the University of Porto and the head of the Instituto de Telecomunicações in Porto, Portugal. Since 2008 he has also been a Visiting Professor with the Massachusetts Institute of Technology (MIT). In February 2009, Dr. Barros was appointed National Director of the CMU-Portugal Program, a five-year international partnership between Carnegie Mellon University and 12 Portuguese Universities and Research Institutions, with a total budget of 56M Euros. He received his undergraduate education in Electrical and Computer Engineering from the Universidade do Porto (UP), Portugal and Universitaet Karlsruhe, Germany, until 1999, and the Ph.D. degree in Electrical Engineering and Information Technology from theTechnische Universitaet Muenchen (TUM), Germany, in 2004. From 2005 to 2008, João Barros was an assistant professor at the Department of Computer Science of the School of Sciences of the University of Porto. The focus of his research lies in the general areas of information theory, communication networks and data security. Dr. Barros is the recipient of the 2010 IEEE Communications Society Young Researcher Award for the Europe, Middle East and Africa region. Dr. Barros received a Best Teaching Award from the Bavarian State Ministry of Sciences, Research and the Arts, as well as scholarships from several institutions, including the Fulbright Commission (for a research stay at Cornell University), the Japanese Foreign Ministry and the Luso-American Foundation (for a sabbatical at MIT). Beyond his duties as Secretary of the Board of Governors of the IEEE Information Theory Society, his service included co-chairing the 2008 IEEE Information Theory Workshop in Porto, Portugal, and participating in numerous Technical Program Committees.

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto, tendo sido agraciado com o prémio de melhor aluno. Pós-graduado em Direito das Empresas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Pós-graduado em Direito Fiscal pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto. D.E.A. ('Master') em Direito Tributário Europeu pela Faculdade de Direito da Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Autor de várias publicações no âmbito tributário e conferencista em reuniões científicas nacionais e internacionais nesse mesmo âmbito. Desempenha ainda outras actividades de natureza científica junto de várias universidades e centros de investigação estrangeiros, onde realizou estadias de investigação (Alemanha, Áustria, Espanha, Inglaterra, e Itália). Colabora, como docente convidado, em diversos cursos de pós-graduação nomeadamente na Faculdade de Direito e na Faculdade de Economia, ambas da Universidade do Porto. Encontra-se em fase de conclusão do seu doutoramento, no âmbito do Direito Tributário Europeu, na Faculdade de Direito da Universidade de Santiago de Compostela, onde é investigador e docente.

Licenciado em Psicologia Social pela Universidade de Lisboa. Foi Partner e Diretor de Projetos Qualitativos na Multivaria - Estudos de Mercado. e Chief Operating Officer na Agência STRAT - Comunicação Integrada. Atualmente, é Partner e Diretor de Projetos Qualitativos na Dendrite - Marketing Research. Docente no Master de Gestão Marketing da Development Systems e da Teamview. Colaborador na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (Psicologia do Consumidor) e no Instituto Superior de Economia e Gestão de Lisboa (Metodologias Qualitativas).

Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, FEP (1983) e Doutorado em Economia (especialidade de International Macroeconomics and Finance) pela Universidade de Gotemburgo, Suécia (1992). Professor Associado da FEP. Lecciona nas áreas de Macroeconomia, Política Económica e Economia Monetária Internacional. Consultor do Ministério das Finanças para a Orçamentação por Programas (2007-08). Consultor para a avaliação do regime cambial de Cabo Verde (2008). Membro do Grupo de Trabalho que preparou os Estatutos do Conselho das Finanças Públicas (2011). Autor de diversas publicações, incluindo os livros "Monetary Policy in the European Monetary System", "Euro: Análise Macroeconómica" e "Política Orçamental na Áea do Euro". Investigador do Centro de Economia e Finanças da Universidade do Porto (CEF.UP). Membro do Conselho Geral da EGP-UPBS (2008-2011). Administrador e Presidente da Comissão de Auditoria do Millenniumbcp.

Licenciatura em Gestão e Engenharia Industrial (FEUP, 1998), Pós-Graduação em Logística (EGP-UPBS, 2001), Investigador de Doutoramento na área de Supply Chain Management (FEUP, em curso). Frequentou vários cursos de especialização em Marketing Estratégico, Comércio Internacional e Value Based Pricing. Na EGP-UPBS, Responsável pelo departamento de Acreditação e Melhoria Contínua, para além de desempenhar funções como docente e consultor na área de Supply Chain Management & Operations. Participação em vários projectos, de âmbito nacional e internacional, contemplando a reconfiguração física, processual e organizativa de cadeias de abastecimento e o apoio à decisão relativamente a investimentos industriais. Experiência empresarial de 10 anos em Direção de Operações, Planeamento, Coordenação de Projetos Tecnológicos e de Business Development. Experiênia setorial nos serviços (logística, transportes), na indústria (embalagem, enchimento, refinação) e no comércio a retalho especializado (moda, alimentar, farmácias).

Professor da Faculdade de Economia da UPorto onde é Diretor e Presidente do Conselho Cientifico. Antes foi Director do Doutoramento em Ciências Empresariais (FEP), Director do Mestrado em Gestão de Serviços (FEP), Diretor da Licenciatura em Gestão. Coordenador da Pós-Graduação em Gestão do Gesporto Profissional (EGP-UPBS) e em Gestão das Organizações sem Fins Lucrativos (EGP-UPBS). É ainda membro da Comissão Científica do Mestrado em Economia e Administração de Empresas (FEP), do Mestrado em Marketing (FEP) e do Mestrado em Gestão de Serviços (FEP). É regente e docente de várias disciplinas em vários mestrados e no curso de Doutoramento da FEP.UP. Tem vasto trabalho publicado em livro e em revistas científicas internacionais. Entre outras funções em empresas, foi Presidente do Conselho de Administração e Director Geral da Sociedade Gelatinas do Norte, SA, MAK-Colas Industriais, SA e da Alfatrade - Comercio Internacional, SA. Foi ainda Director de Marketing e de Vendas da Isar-Rakoll Chemie Portuguesa, SA e da Proadec - Produtos Adesivos e Decorativos, SA., consultor e sócio-gerente da Veritatis - Consultores, Lda e da Restaunor - Restaurantes do Norte, Lda. É Licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela UCP, Lisboa. Mestre em Direcção Comercial e Marketing pelo Instituto de Empresa, Madrid e Doutor em Ciências

Consultor e formador em Gestão hoteleira, director de várias unidades hoteleiras, desenvolveu e geriu o Hotel Quinta das Lágrimas, em Coimbra.

Professor Auxiliar da Faculdade de Economia do Porto e Visiting Professor na HEC Paris (Hautes Etudes Commerciales de Paris). Doutorado em Contabilidade pela Universidade de Dundee (Reino Unido), precedido pelo Mestrado em Ciências Empresariais (Contabilidade) pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Interesses de investigação: Contabilidade e Controlo de Gestão; Mudança Organizacional; Sistemas de Informação; Teorias Institucionais e de Poder. Experiência empresarial nos sectores bancário e de produtos de grande consumo.

Doutorado em Ciências Jurídico-Politicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Professor na Faculdade de Direito na Universidade do Porto.

Chefe da Divis�o Municipal de Relações Internacionais e de Protocolo da C�mara Municipal do Porto. Rela��es Internacionais pela U.Minho, Experto en Protocolo y Ceremonial, pela Escuela Internacional de Protocolo de Madrid.

Director de Marketing da Cerealis. MBA Executivo da EGP-UPBS e BBA pela European University. Vasta experiência no mercado de produtos de grande consumo em companhias como Longa Vida, Sara Lee Coffee & Grocery, Nueva Rumasa e Sogrape.

Licenciado em Engenharia Quimica pela Universidade do Porto, opção Refinação de Petroleos e Petroquimica (1990). MBA pela EGP- UP (1999). Frequentou vários cursos de especialização para executivos, especialmente no âmbito da Gestão da Cadeia de Abastecimento (Cranfield University, MCE Bruxelas). Foi investigador do LSRE-FEUP-UP de 1990 a 1992, tendo desempenhando posteriormente diversas funções na área da Logistica da Sonae Distribuição. Como consultor desenvolveu projectos nas áreas da Distribuição Farmaceutica, Tabaco e Bens de Grande Consumo. Desde 2003 é o responsável pela Logistica e Planeamento da Sogrape Distribuição SA.

Licenciado em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro. Pós-graduado em Supply Chain Management pela EGP-UPBS. Desempenha actualmente as funções de Director Geral da Klim Consulting. Anteriormente desempenhou funções de consultoria na área de Gestão de Operações no departamento de Management Solutions na Deloitte, tendo, de seguida, assumido a função de consultor e formador na EGP-UPBS nas áreas de Estratégia, Supply Chain Management e Eficiência Organizacional. Como formador tem-se dedicado às áreas da Liderança, Gestão de Equipas, Negociação e Inovação & Criatividade.

João Silveira Lobo é licenciado em Economia pela UTL e possui o MBA pelo INSEAD. Em 2002 terminou o primeiro ano do DBA na Cranfield School of Management, UK. Desempenhou ao longo da sua carreira professional funções de alta direcção e administração de empresas em diferentes indústrias: Banca, Transportes, Bens Consumo (FMCG) Telecomunicações, Distribuição Moderna, Educação para Executivos, Agência de Inovação, Indústria da Madeira, Media e Turismo e Lazer. Desenvolveu também um projecto empresarial próprio na área da Decoração de Interiores. Actualmente, é consultor independente, contribui regularmente para a COTEC e ensina na PBS, na NOVA SBE e na NOVA Executivos. As suas áreas de contribuição são a Estratégia, o Planeamento Estratégico, a Inovação, o Empreendedorismo e o Desenvolvimento de Cenários de Futuro. Mais recentemente passou a fazer parte do juri internacional de Teses de Mestrado em Inovação do projecto Future Ideas, promovido pelo ABN AMRO (www.futureideas.eu).

Associado principal da sociedade de Advogados Uría Menéndez. Especializado nas áreas de Direito Imobiliário e Comercial, do Turismo e dos Fundos de Investimento Imobiliário.

www.varajao.com

Professor Convidado da Escola Superior de hotelaria e Turismo do Estoril, sócio Gerente da empresa Domoserve, Lda.

Jörg Reckhenrich is jointly Professor in Innovation and Creativity at the Lorange Institute of Business, Zürich and Antwerp Management School. He is also visiting faculty at London Business School and the European School of Management and Technology Berlin. He was recently named as one of the ‘Top 25 Management Thinkers for 2009’ by the management journal ‘Business Strategy Review.’
 He has developed, with his background as artist, an approach for executive learning that brings the creative principles of fine arts into the corporate field. He has published widely in that area. His newest research takes him to the topic of authenticity and its strong relation to the core of artistic thinking. 
 Joerg has worked with various international companies, including Bombardier, Deutsche Bank, Mercedes Benz, Deutsche Bahn and British Petroleum. He recently developed a Management Appraisal Format evaluating creativity of top-level management in cooperation with one of the leading executive search companies.