Editar
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Engenheira Electrotécnica pela FEUP. Responsável pelo Sistema de Gestão de Qualidade da iPortalMais.

Licenciado em Direito pela Escola de Direito da Universidade do Minho, concluiu, em Junho de 2003, o III Curso de Pós-Graduação em Patentes, Marcas, Direitos de Autor e Concorrência, organizado pelo IDIUS - Instituto de Direito Industrial da Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), tendo obtido a classificação máxima (APTO – SOBRESALIENTE), apresentando tese sobre “A Patente Universitária e a sua exploração nas Universidades Ibéricas”, trabalho orientado pelo Prof. Doctor Dr. h. c. José Antonio Gómez Segade (Universidade de Santiago de Compostela - Espanha). Concluiu, em Fevereiro de 2006, o Curso Breve de Pós-graduação em Genética e Direito, ministrado na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e em Junho de 2006 o Curso de Pós-graduação em Direito da Farmácia e do Medicamento, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Advogado, desempenhou, durante três anos (2001/04), as funções de Assessor Jurídico para a Propriedade Intelectual na TecMinho, instituição de interface da Universidade do Minho, sendo Responsável pelo Gabinete de Apoio à Promoção da Propriedade Industrial (GAPI-TecMinho) e pelo Gabinete de Gestão da Propriedade Intelectual da Universidade do Minho (PatenteInova). Foi, ainda, Responsável pelo Centro Patlib da TecMinho (Biblioteca de Patentes do Instituto Europeu de Patentes) e representou a TecMinho em várias organizações internacionais de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, nomeadamente, na AUTM (Association of University Technology Managers), na LES – España-Portugal (Licensing Executive Society), na ASTP (Association of European Science and Technology Transfer Professionals) e na PROTON. Foi Director da Clarke, Modet & Co. – Porto entre Outubro de 2004 e Agosto de 2007, tendo ainda desempenhado as funções de Director de Marketing da Clarke, Modet & Co. – Portugal. Desde Setembro de 2007, desempenha as funções de Coordenador da OTIC-IPP – Oficina de Transferência de Tecnologia e Conhecimento do Instituto Politécnico do Porto. A 23 de Novembro de 2007 tomou posse como Agente Oficial de Propriedade Industrial, tendo ficado classificado em 1º Lugar no respectivo Concurso Público. É árbitro de Centro de Arbitagem para a resolução de conflitos em matéria de direitos da propriedade industrial, nomes de domínio firmas e denominações sociais do Ministério da Justiça.

Teresa Cumbre é licenciada em Gestão e Administração de Empresas e detém a certificação, atribuída por Susan Huskisson, em “Presentation Performance Training”, para a condução das sessões em português deste programa. Ao longo destes últimos anos, no Laboratório da Formação como consultora associada, tem acompanhado e apoiado o desenvolvimento de diversos projetos de consultoria e formação, especialmente na condução e animação de sessões em áreas como Comunicação e Teambuilding. É Coach pela Escola Europeia de Coaching, em Lisboa, onde concluiu com sucesso o Programa de Certificação em Coaching Executivo, um programa ACTP reconhecido pela ICF, e onde colabora atualmente como Responsável de Alunos. Docente convidada da Porto Business School.

Professora na Faculdade de Economia da Universidade do Porto. É doutorada em Ciênias Empresariais, especialidade Gestão de Recursos Humanos, pela Universidade Católica Portuguesa. É mestre em Ciênias Empresariais, tem um MBA e é licenciada em Psicologia, pela Universidade do Porto. Foi consultora em recrutamento, selecão e formação (liderança, comunicação, team building). As suas publicações e interesses de investigação incluem a cooperação/individualização na Gestão de Recursos Humanos, as equipas auto-geridas, impacto da GRH no desempenho organizacional, GRH e empreendedorismo.