Editar
Pós-Graduações   /   Gestão e Direção de Serviços de Saúde

Gestão e Direção de Serviços de Saúde

 

Apresentação

A Pós-Graduação em Gestão e Direção de Serviços de Saúde foi desenhada de forma a dotar os profissionais da área da Saúde das competências necessárias de Gestão e de Economia e oferece uma visão integrada da sua aplicação à Gestão de Serviços de Saúde.

O corpo docente do programa é constituído por profissionais que já desempenharam os mais altos cargos em diversas instituições de saúde, por consultores de várias organizações (do setor e outras) e, ainda, por professores da Universidade do Porto.

A frequência da Pós-Graduação por profissionais de diferentes áreas do setor da saúde permite expor os participantes a múltiplas perspetivas para a resolução dos problemas e promove o trabalho em equipa, que é hoje encarado como fundamental na gestão das organizações desta área. Tudo isto contribui para uma formação sólida e multidisciplinar que tem permitindo alterar
o rumo profissional de muitos dos nossos alunos.

Este programa será certamente uma mais-valia profissional e pessoal para aqueles que o frequentarem, uma vez que vem dar resposta às necessidades e aos desafios que o mercado tem vindo a apresentar. O elevado número de edições já realizadas vem comprovar o grau de satisfação dos nossos alunos. Contamos consigo nesta edição para o testemunhar.

Atribuição da competência em Gestão dos Serviços de Saúde pela Ordem dos Médicos

Desde julho de 2016, o programa de Pós-Graduação em Gestão e Direção de Serviços de Saúde está homologado pela Ordem dos Médicos e cumpre os requisitos de admissão à Competência em Gestão de Serviços de Saúde.

Para que os antigos alunos médicos possam beneficiar deste reconhecimento, será necessário que se inscrevam, que frequentem e que sejam avaliados num módulo adicional de Ética e Deontologia, constituído por 3 sessões de 2 horas. Este processo não acarreta qualquer custo para os alunos.

 

Objetivos

A Pós-Graduação em Gestão e Direção de Serviços de Saúde tem como objetivos primordiais levar o participante a:

» Compreender e saber aplicar os princípios e conceitos fundamentais da economia e da gestão na direção de organizações do setor da saúde;
» Ser capaz de utilizar instrumentos de apoio à tomada de decisão e de implementar estratégias eficazes;
» Compreender as transformações recentes no setor da saúde português e propor novas soluções para os problemas e desafios das instituições de saúde.

Destinatários

A Pós-Graduação em Gestão e Direção de Serviços de Saúde é orientada para:

» Médicos, Enfermeiros, Farmacêuticos e Técnicos Superiores de Saúde que pretendam uma especialização em Gestão e Direção de Serviços de Saúde;
» Todos os profissionais de nível superior que pretendam adquirir conhecimentos ou exercer funções no âmbito da Gestão e Direção de Serviços de Saúde, tais como administradores hospitalares, diretores de clínicas e laboratórios e diretores de serviços de ação médica e de enfermagem ou outros análogos.