Editar
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Tax Partner da PwC desde 1999 é, desde 2009, o responsável pelo seu departamento de fiscalidade. Anteriormente era responsável pelo Departamento fiscal no Porto da PwC. Iniciou a sua carreira em 1988. Especialista em fiscalidade empresarial e internacional, incluindo Reorganizações Societárias, Fiscalidade Internacional, Preços de Transferência e Fusões e Aquisições. É co-responsável pelas Pós-graduações em Fiscalidade na Universidade Católica de Lisboa, no ISAG e na Escola Profissional Cristóvão Colombo no Funchal, sendo docente de fiscalidade internacional na ESG do IPCA e colaborador do CIJE da Faculdade de Direito da Universidade do Porto. É monitor convidado de várias instituições universitárias. Foi responsável pela Pós Graduação em Fiscalidade da UIFF e docente de fiscalidade no Instituto de Formação Bancária. Colabora regularmente com vários jornais em matérias fiscais.

Consultor de Empresas. Foi Vice-Presidente Executivo da Amorim Imobiliária e CEO da Chamartin Imobiliária Portugal. Master of Science in Management (MSc) pela London Business School, MBA pelo ISEE (atual Porto Business School), e Licenciado em Economia pela Universidade do Porto.

Jay Dahya is associate professor of finance at Baruch College, the City University of New York and adjunct associate professor in finance at Columbia Business School, Columbia University in New York City. He has also taught classes for Purdue University, INSEAD, Oxford University, Helsinki School of Economics, Reims University, GISMA, and London School of Economics, among others. Professor Dahyas interests include: corporate finance and governance; company valuation; mergers and acquisitions; international financial markets and institutions; investments; and fixed income. Before entering academia, he was senior vice president of M&A in the capital markets and investment banking group at Merrill Lynch, and a senior analyst in the bankruptcy and restructuring team at Andersen Consulting. He has consulted and/or undertaken training assignments for Merrill Lynch, Lehman Brothers, Citi, Morgan Stanley, Blackrock, China Construction Bank, Credit Suisse, Deutsche Bank, British Airways, Rockwell Automation, and Volkswagen, among others. He has also worked as advisor to the E.U. Monopolies and Mergers Commission, City Panel on Takeovers, SEC, NYSE, LSE, Shenzen Stock Exchange, Stock Exchange Board of India, NYS Public Authorities, and UNHCR. Professor Dahya has received teaching awards for his work in the classroom including the Beta Gamma Sigma Teaching Excellence Award and the Dean’s Teaching Excellence List (each year from 2001 through 2009); and numerous research awards, including the Fulbright Award, and the Eugene M Lang Faculty Research Fellowship, and the Carnegie Research Award, among others His research has appeared in the Journal of Finance, Journal of Financial Economics, Journal of Financial and Quantitative Analysis, Journal of Corporate Finance, and Financial Review, among others. His work has also been cited in newspapers and magazines, including The Financial Times, Harvard Business Review, and Business Week.

Jeffrey L. Kerr é docente de Gestão na School of Business Administration da Universidade de Miami. É membro da Academy of Management, the Strategic Management Society, e da Academy of International Business e foi já presidente da Divisão de Consultoria em Gestão da Academy of Management. A sua área de pesquisa está focada na implementação de estratégias, desenho de organizações e sistemas de avaliação e recompensas para executivos. Os seus trabalhos foram já publicados em diversas publicações académicas e de gestão (Academy of Management Journal, Personnel Psychology, Journal of Business Strategy e o Strategic Management Journal). A sua publicação mais recente , The Limits of Organizational Democracy” foi referenciada pelo Academy of Management Executive. Várias vezes premiado pelo seu percurso académico e de investigador, a área de estudo do Dr. Kerr foca essencialmente os problemas de planeamento estratégico, mudança organizacional e reestruturação. Trabalhou com inúmeras empresas, incluindo a Aetna, Dresdner Bank AG, First Chicago Bank Corp., General Electric, Johnson & Johnson, KFC International, Southern California Edison, Southwestern Bell, Times Mirror Corp., e a Westinghouse

Joana Ferreira Pimentel is a Senior Adviser at the Economics and Research Department at Banco de Portugal, since June 2015. Previously, at Banco de Portugal, she spent seven years at the Prudencial Supervison Department where she was responsible for quarterly reports on Portuguese financial sector risks and vulnerabilities, cross sector analysis and presentations to EC/ECB/IMF (Toika) under the “Programa de Assistência Económica e Financeira” (PAEF). She participated in the process of implementation of Basel III in Europe in cooperation with the European Commission and European Banking Authority (focus on liquidity measures). She also participated in the European legislation process on securitization in cooperation with the European Banking Authority and the European Central Bank, being responsible for the analysis, from a prudential perspective, of securitization transactions issued by Portuguese institutions. Prior to joining Banco de Portugal, she was a Risk Consultant at Deloitte & Touche in Boston and Auditor at Deloitte & Touche in Porto (former Andersen). She received her Master degree in Finance from Carroll Graduate School of Management – Boston College (2005) and her undergraduate degree in Management from Faculdade de Economia do Porto (FEP, 2000).

Head of Business Analysis at Space Planning Department; Desempenhou funções de Brand manager, Analista de ações promocionais, marketing e segmentação de clientes, e Coordenador e comprador de espaço publicitário na SONAE. Doutorado em Ciências Empresariais pela FEP-UP.

Head of Finance, Planning and Control na Sonae Sierra. Licenciado em Economia, MBA, e pós-graduado em Property Investment.

Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Curso conducente ao Mestrado em Organização e Gestão de Empresas pelo ISEG – Universidade Técnica de Lisboa. Docente da Universidade do Porto, na Faculdade de Economia e na EGP-UPBS. Desempenhou cargos de Direção Financeira e de Controller em organizações de diferentes setores de actividade. É consultor nas áreas financeira e do Controlo de Gestão, colaborando com o Centro de Estudos da EGP-UPBS. Membro da “Certified Premium Community”, possuindo o certificado de “Kaplan-Norton Balanced Scorecard Certified Graduate”.

Jorge Catarino tem desenvolvido trabalho, desde Maio de 2011, enquanto Director do Grupo Promovalor, uma das mais inovadoras e dinâmicas empresas portuguesas de turismo e imobiliária, nomeadamente dando suporte à internacionalização do grupo no Brasil. Entre Abril de 2010 e Março de 2011, Jorge Catarino tem exercido funções como Secretário-Geral da CTP – Confederação do Turismo Português, a organização fundamental para as associações corporativas do turismo. Com personalidade legal desde 1995, aglutina as principais organizações empresariais e empresas privadas da área de turismo. Até Fevereiro de 2010 foi parceiro assalariado e membro do conselho da Cushman & Wakefield Portugal. Enquanto responsável pela hospitalidade tem liderado, desde Janeiro 2005, as avaliações, desenvolvido consultadoria, estudos de viabilidade económica, finenceira e de mercado, procura e selecção de staff internacional operacional de hotel e transacções. Entre 2000 e 2004 desenvolveu funções enquanto Executivo de Desenvolvimento (Hotelaria) na Amorim Turismo, S.G.P.S., S.A., sendo responsável pelo plano de expansão de todos os segmentos de mercado e marcas do Grupo Accor (Sofitel, Mercure, Novotel, Ibis e Etap Hotel), nos territórios de Portugal, Moçambique, Cuba e Angola. Adicionalmente, promoveu prospecção e avaliação de novas oportunidades de investimento hoteleiro na China (Pequim e Xangai), 8 anos (em vários postos de trabalho, desde estagiário a manager) na área de Estratégia Competitiva na Deloitte & Touche Consulting Group (Deloitte Consulting). Especializado na condução de estudos de mercado e economia e viabilidade económica e financeira, e avaliação de projectos de turismo e imobiliária, tem desenvolvido funções nas áreas de turismo e entretenimento. Vasto conhecimento e experiência, incluindo em negócios tão díspares como hotelaria, campos de golf, pavilhões multi-usos, projectos de turismo e imobiliária, restaurantes, clubes de golf, desporto e entretenimento. Competências na área do turismo e informação estratégica, incluindo formação profissional, Responsável pelo F. Turismo – Capital de Risco, S.A., sociedade de risco exclusivamente dedicada a projectos de turismo, onde foi responsável pela prospecção de mercado e viabilidade económica e financeira de todo o tipo de oportunidades de investimento dentro do sector, desde pequenos hotéis a campos de golf, bem como acompanhamento após decisão de participação de capital. Vice-Presidente da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa com responsabilidades ao nível da oferta de formação inicial e contínua, coordenação geral de Cursos de Alojamento (Recepção, empregada de limpeza, etc.), gestão de comidas e bebidas, etc. Enquanto desenvolveu estas funções integrou a equipa que prosseguiu com o realojamento das primeiras instalações da Av. António Augusto de Aguiar para a nova escola nas Olaias.

Actual Presidente da Team Work Consultores, onde tem uma função institucional e de desenvolvimento da empresa na Península Ibérica e no continente Africano. Foi treinador profissional de basquetebol durante 35 anos. Tem intervenções específicas nas áreas de Liderança e Trabalho de Equipa, Motivação e Superação. Conduzindo seminários de motivação, liderança, direcção e trabalho de equipas para gestores de topo e para quadros superiores/médios. Desenvolveu o Coaching com íntimas ligações à metáfora desportiva, o qual é utilizado em diversas organizações multinacionais e nacionais que estão a desencadear mudanças na liderança tradicional, e do próprio modelo de relacionamento com os colaboradores. Possui especializações várias nas áreas da Gestão da Mudança, Executive Coaching e Coaching Winning Teams (UK, BEL) desde o ano 2000. Colaborador em pós graduações das Universidades Católica, Lusófona e Lusíada. Também colaborador, através de coluna quinzenal do jornal Diário Económico

Licenciado em Economia pela FEP (1987) com o Prémio Fundação Eng. António de Almeida por obtenção da classificação final mais elevada de curso. MBA pelo INSEAD, Fontainebleau, França (1990). Doutoramento (PhD) em Finanças pela Universidade de Lancaster, Reino Unido (1999). Desempenhou funções como analista financeiro na CISF - Companhia de Investimentos e Serviços Financeiros, director-adjunto no Departamento de Fusões e Aquisições do BPI - Banco Português de Investimento e consultor de empresas. Na sua actividade profissional participou em dezenas de avaliações de empresas para efeitos de emissão de títulos nos mercados de capitais e concretização de fusões e aquisições. Membro não executivo do Conselho de Administração da Martifer SGPS (desde 2008). Docente da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (desde 1987) e da Porto Business School (desde 1999), escolas onde tem sido responsável por várias disciplinas nas áreas de Finanças Empresariais, Análise Financeira, Fusões e Aquisições e Governo Societário em cursos de Licenciatura, Mestrado, MBA e Doutoramento. Autor de várias publicações em temas de gestão financeira, incluindo artigos em revistas científicas internacionais com refereeing (Journal of Business Finance and Accounting, Review of Financial Markets, European Journal of Finance, International Journal of Auditing).e nacionais (Cadernos do Mercado de Valores Mobiliários). Autor também de diversos artigos de cariz profissional sobre avaliação de empresas e fusões e aquisições (Revista de Contabilidade e Comércio). Coordenador do Programa de full-time MBA da Porto Business School (2002-2015), Vice-Presidente da Porto Business School (2009-2015) e Vice-Presidente do Conselho Pedagógico.da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (2002-2006). Participa regularmente em diversos programas televisivos como comentador de assuntos económicos e financeiros (Sic Notícias, Diário Económico TV, RTP).

Jorge Teixeira é Engenheiro Eletrotécnico e de Computadores pela FEUP. É investigador e engenheiro de software na Portugal Telecom, onde é responsável pelos SAPO Labs, e estudante de doutoramento na FEUP. Os seus interesses são em Extração de Informação, Data Mining e Processamento de Linguagem Natural, tendo participado em vários projetos nacionais e internacionais nestas áreas.

Diplomado pela Federação Portuguesa de Basquetebol como treinador Nacional de Nível III. Deixou a competição desportiva para se dedicar ao treino de quadros de empresas, passando a ter colaboração regular com a Team Work Consultores, nas áreas do Trabalho em Equipa, Comunicação, Negociação, Liderança, e Coaching. Especializou-se nas duas últimas, através de certificações internacionais: “Coaching for High Performance”, pelo Management Centre Europe e “Leadership Style for Managers”, pelo Management Centre Europe. É também Coach certificado pelo ICC- International Coaching Community. Possui vasta experiência formativa, com mais de 3000 horas de formação com equipas de grandes empresas nacionais e multinacionais, em Portugal e nos PALOP’s, em domínios de intervenção como: Liderança e Gestão de Equipas, Coaching, Trabalho em Equipa, Técnicas de Negociação, Comunicação em público e Assessment.

Licenciado em Psicologia pela Univ. Porto. Mestre na área da Ansiedade e Gestão do Stresse. Doutorado em Psicologia pela Univ. do Minho, no âmbito do Alto Rendimento e Treino de Competências Mentais. Especialista em Liderança, Mudança Organizacional, Motivação, Superação Pessoal, Inteligência Emocional e Team Building

Chefe de Gabinete do Secretário de Estado da Segurança Social, Doutor em Gestão, Professor Coordenador da Universidade de Aveiro e ROC.

Professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Doutor em Engenharia Civil pela Universidade do Porto.

Professor Catedrático da FEUP, doutorado em Investigação Operacional pela Universidade Católica de Lovaina, Bélgica. Investigador, coordenador científico do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE) no INESC TEC. Diretor do Programa Doutoral em Sistemas de Transportes [FEUP/ MIT Portugal]. Projetos nacionais e europeus nas áreas de Sistemas de Apoio à Decisão, Gestão de Operações e Logística, Redes colaborativas, e Sistemas de Transportes. Foi presidente da APDIO (Associação Portuguesa de Investigação Operacional) de 2005 a 2009. Docente convidado da Porto Business School, coordenador da Pós-Graduação em Gestão de Operações.

Jos van der Velden é o gestor do programa académico global para o SAS em Portugal desde 2010. A formação base do Jos foi em agronomia, com especialização em horticultura (frutas, legumes e flores de corte). Depois de completar os estudos o Jos passou cerca de 6 anos na América do Sul. Ele regressou para Holanda em 1992 e participou numa formação em informática, especialização integração de sistemas, no centro de formação da BULL em Amsterdão. A seguir completou o Master Class do SAS na Holanda e ingressou nos quadros do SAS na Holanda. Transferiu-se para o escritório do SAS em Lisboa em 1999 onde desempenhou funções nas áreas de consultoria, serviços profissionais, alianças e no programam académico. O Jos colabora com vários instituições de ensino em Portugal, e entre outros é orador convidado para assuntos nas áreas de estatística, business intelligence, analítica avançada e big data.

Engenheiro Químico pela UPB - Universidad Pontificia Bolivariana (Colômbia), MBA pela Universidad Eafit (Colômbia) e Actualizações em Negociação em Harvard. Ex Professor da UPB com uma vasta experiência profissional e de docência nas áreas de Planeamento Estratégico e Negociação. Autor e co-autor de vários livros e artigos. Actualmente Director da empresa de consultoria em gestão Jose I. Tobon Consultores, a qual possui várias centenas de clientes nos mais diversos sectores de actividade.

Licenciado em Economia pela FEP - Faculdade de Economia da Universidade do Porto (1972). Professor Auxiliar Convidade da FEP. Membro do Conselho Geral da Comissão de Normalização Contabilística. Membro do Conselho Científico da APOTEC - Associação Portuguesa dos Técnicos de Contabilidade. Consultor de empresas.

Professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Doutor em Engenharia Civil pela Universidade do Porto.

Licenciado em Economia (1987) e Mestre em Economia (1995) pela Faculdade de Economia do Porto (FEP), pós-graduado em Análise Financeira (1989), doutorado em Contabilidade e Finanças pela Universidade de Lancaster, no Reino Unido (2002). Exerceu funções técnicas na banca, funções de direcção na ex-Bolsa de Valores do Porto e na Interbolsa, e consultoria em empresas. Desenvolveu actividade docente variada, nomeadamente no ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão e na Universidade Moderna, sendo actualmente professor na FEP. É autor de livros sobre Análise Financeira e Análise de Investimentos, e de artigos nas áreas de Contabilidade e de Finanças.

Licenciado em Design em Comunicação. Diretor do negócio digital na Cofina Media. Ex-administrador da AdForum office em Portugal. Ex-Country Manager da Havas Digital em Portugal. Fundador da Media Contacts em 1999 (Primeira agência de media digital).

Consultor e professor de Distribuição.Docente no IPAM, IADE, ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão e Escola de Comércio de Lisboa. Pós-graduado em Distribuição e Logística pelo ISEG.

Licenciado em Engenharia Civil pelo IST e Doutor em Gestão de Empresas pelo ISCTE. Agregado em Tecnologia, Produção e Operações pelo ISCTE. Tem vasta experiência profissional na área da produção e distribuição de fast moving consumer goods bem como nas áreas da consultoria e associativa. É Professor Catedrático no ISCTE-IUL e Coordenador da área de Operações na mesma instituição. Publicou vários livros e papers na área Logística tal como apresentou várias comunicações. É Administrador na Caixa Geral de Depósitos.

Professor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Doutorado em Investigação Operacional e Engenharia Industrial pela University of Berkeley, E.U.A.

Professor Catedrático no Departamento de Engenharia Industrial e Gestão da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e na Porto Business School. Investiga e faz consultoria em problemas de decisão e otimização, em particular relacionados com o uso eficiente de matérias-primas e outros recursos materiais e humanos, embebidos em sistemas de apoio à decisão para a indústria e os serviços.

Presidente da Comissão Executiva do CCAM do Noroeste.

Desde 2005, é professor de Estratégia Empresarial e de Financiamento na Porto Business School onde exerce as funções de Coordenador e de Docente do Curso Geral de Gestão. Ainda na Porto Business School é Professor e Coordenador de vários Programas de Formação para Executivos, de Cursos de Pós Graduação e de Programas de Gestão Avançada para Empresas e Grupos Empresariais. É também consultor sénior na Porto Business School onde realizou múltiplos trabalhos para empresas privadas e públicas, grupos empresariais nas seguintes áreas: estratégia e execução estratégica; gestão por processos; gestão por projectos; tomada de decisão, investimento e financiamento; sistemas de informação e controlo de gestão; elaboração de planos estratégicos e planos de negócios; gestão da mudança; desenho de estruturas organizacionais. Foi Administrador não Executivo e Presidente da Comissão de Auditoria da REN – Redes Energéticas Nacionais, SGPS,SA e consultor de várias empresas e grupos empresariais. Licenciado pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto em 1976 (Prémio FUNDAÇÃO ANTÓNIO DE ALMEIDA, por ter obtido a classificação mais elevada do Curso de Economia da FEP, no período 1971/76), desenvolveu uma longa actividade – cerca de 30 anos -, na área empresarial – em simultâneo com a actividade de docente universitário -, nomeadamente na Banca de Investimentos e na Banca Comercial, na Administração Pública Central e na Administração de Empresas e Grupos Empresariais, onde exerceu funções de Direcção e de Administração Executiva de várias instituições financeiras nacionais e internacionais e de vários grupos empresariais. Participou e participa com regularidade como orador convidado em várias Conferências e Seminários sobre Temas de Estratégia, Planeamento, Gestão Empresarial e Economia Aplicada realizados em Portugal e no estrangeiro.

Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto. Membro da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas. Director de Gestão de Risco e Provedor da Sonae SGPS, SA. Membro dos Conselhos de Administração da Change Partners Sociedade de Capital de Risco e da Sonae Center Serviços II, SA.

Professor Associado na Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Licenciado e Doutor em Economia, especialidade Economia do Trabalho pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica do Porto. | Curso de Comércio Externo promovido pela Associação Portuguesa de Profissionais em Comércio Externo (1987). | Curso de Direito Comunitário e Direito da Integração promovido pelo Instituto Europeu da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2001). | Curso de Acesso à Profissão de Despachante Oficial promovido pela Câmara dos Despachantes Oficiais (2002). | Curso de Pós-graduação em Direito dos Contratos (Universidade Católica do Porto – 2003). Diploma de Estudos Avançados em Direito Tributário Europeu pela Universidade de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela - 2006). Doutorando no Programa Inter Universitário em Direito Tributário Europeu na Universidade de Santiago de Compostela. Director Geral do Grupo Rangel para as áreas Aduaneiras e do Contencioso Aduaneiro. Advogado. | Há uma vintena de anos que exerce a sua actividade profissional na área do comércio internacional como: despachante oficial, jurista com intervenção nas áreas da fiscalidade e do contencioso aduaneiros e consultor de algumas das maiores empresas portuguesas na vertente jurídico aduaneira da operação comercial externa destas empresas.. Colaborador da EGP desde o início do ano 2003, tem a seu cargo a coordenação global de todas as intervenções da Escola nesta área, tanto em matéria de formação como em matéria de consultadoria e investigação aplicada.

José Magano é licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores e detentor do MBA, ambos os títulos obtidos pela Universidade do Porto. Durante mais de 15 anos leccionou Gestão de Projecto nas Universidades de Aveiro e Católica (Porto), bem como no contexto de estudos avançados e formação in-company. Também tem vindo a trabalhar com o INESC Porto, desenvolvendo novos projectos de negócios, através da investigação e desenvolvimento, orientados para a criação de valor no mercado. Tem também apostado no empreendorismo com a criação de empresas start-up de serviços e tecnologia.

José Maria Fernandes Pires. Licenciado em Filosofia (Universidade de Coimbra) e em Direito (Universidade Católica - UCP), onde está a concluir o doutoramento em Direito. Gestor Tributário na Autoridade Tributária e Aduaneira, onde desempenhou diversos cargos de direcção superior e exerce funções no Centro de Estudos Fiscais. Liderou as reformas Tributação do Património, da Justiça Tributária e do sistema E-Fatura. Docente do ensino superior, é autor de várias obras em matéria fiscal.

Licenciatura em Psicologia pelo ISPA (1977), Lisboa. Mestrado (1981) e Doutoramento (1983) pela Universidade Católica de Louvaina, Bélgica, em Psicologia das Organizações. Professor Associado da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (desde 1984), e da Escola de Gestão do Porto (desde 1988) da Universidade do Porto (actual EGP-UPBS). Coordenador do Programa de Acesso ao Grau de Mestre da EGP, e do Mestrado de Psicologia das Organizações da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. É responsável do CITTE (Centro de Investigação e Treino do Trabalho em Equipa) unidade de Investigação e Intervenção da EGP-UPBS onde neste momento colaboram 14 investigadores que desenvolvem projectos de Investigação em várias áreas, Saúde, Indústria, Serviços e Desporto.

Tem o Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela FEUP, que terminou em 2008. Nessa altura começou a trabalhar como analista funcional numa empresa de software clínico, onde analisava processos de trabalho das organizações que iam adotar o software e especificava requisitos a desenvolver. Essa experiência de um pouco mais de dois anos permitiu contactar com algumas instituições de saúde de diversos países, que permitiu ter alguma perceção de alguns diferentes sistemas nacionais de saúde. No final de 2010 regressou à faculdade para iniciar estudos de doutoramento, inspirado por algumas ideias resultantes da atividade anterior. Depois de ter tido um primeiro ano de formação nas áreas de gestão e inovação, encontra-se a desenvolver o projecto de doutoramento relacionado com adoção e implementação de novas tecnologias em sistemas inter-organizacionais de saúde. Foi também professor assistente em Economia e Gestão, disciplina integrante do currículo do Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores da FEUP, nos anos letivos 2010/2011 e 2011/2012, e em Gestão da Tecnologia em Empresas, disciplina integrante do currículo do Mestrado em Economia e Gestão da Inovação da FEP no ano letivo 2011/2012. É atualmente (ano letivo 2012/2013) professor assistente nas disciplinas de Gestão Empresarial integrantes dos currículos do Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente e do Mestrado Integrado em Engenharia Química, e na disciplina de Economia e Gestão de Sistemas de Saúde, unidade curricular do Mestrado Integrado em Bioengenharia.

Ex-Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Revisor Oficial de Contas

Professor da Faculdade de Economia do Porto, Doutor em Economia pela University of South Carolina (EUA)

Consultor de estratégia, marketing e gestão comercial. Docente do IPAM - Instituto Português de Administração e Marketing. Licenciatura em Engenharia Electrotécnica (FEUP) Pós-Graduação em Gestão e Administração (ITFI) Pós-Graduação em Marketing Management (IPAM) Grau de Professor Especialista em Gestão e Administração Doutorando em Gestão de Vendas na Universidade de Cádis (Espanha).

João Claro é Professor Auxiliar de Engenharia Industrial e Gestão na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e Coordenador Académico do programa de Empreendedorismo e Comercialização de Tecnologia (COHiTEC) na EGP-University of Porto Business School (EGP-UPBS). Completou o seu doutoramento pela FEUP em 2008 com uma dissertação sobre tomada de decisão com incerteza e investimento em capacidade. Tem um mestrado em Métodos Quantitativos em Gestão, pela EGP-UPBS (2002), e uma licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, pela FEUP (1993). A sua investigação debruça-se actualmente sobre considerações de flexibilidade e incerteza no design de sistemas sócio-técnicos complexos. Actualmente é visiting scholar com o Programa MIT Portugal na Engineering Systems Division do MIT, explorando aquele tema nas áreas de novos negócios de base tecnológica e sistemas de prevenção e combate a incêndios florestais. Foi assistente convidado a tempo parcial na FEUP entre 1999 e 2001, e posteriormente em dedicação exclusiva entre 2002 e 2008, ensinando nas áreas de Economia e Gestão, Investigação Operacional e Probabilidades e Estatística. No contexto da sua colaboração académica com o programa de MBA da EGP-UPBS, ensinou um curso de Introdução à Estatística entre 2002 e 2007, e tem sido responsável pelo curso de Empreendedorismo e Comercialização de Tecnologia desde 2004. É investigador do INESC Porto desde 2000, colaborando em projectos nas áreas de gestão de operações e tomada de decisão com incerteza. Entre 1994 e 1998, foi engenheiro de software e gestor de projectos na Edinfor, a maior empresa portuguesa de serviços na área das Tecnologias de Informação.

Professor do ISEG. Doutor em Finanças pela Manchester University (Reino Unido).

Licenciado em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. MSc em Contabilidade e Finanças pela Universidade de Manchester e UMIST, Reino Unido. PhD em Contabilidade e Finanças pela Universidade de Manchester, Reino Unido. Professor Auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade do Porto e docente na PBS - Porto Business School. Consultor de diversas organizações, nas áreas da Contabilidade e Controlo de Gestão.

João Barros is an Associate Professor at the Department of Electrical and Computer Engineering of the School of Engineering of the University of Porto and the head of the Instituto de Telecomunicações in Porto, Portugal. Since 2008 he has also been a Visiting Professor with the Massachusetts Institute of Technology (MIT). In February 2009, Dr. Barros was appointed National Director of the CMU-Portugal Program, a five-year international partnership between Carnegie Mellon University and 12 Portuguese Universities and Research Institutions, with a total budget of 56M Euros. He received his undergraduate education in Electrical and Computer Engineering from the Universidade do Porto (UP), Portugal and Universitaet Karlsruhe, Germany, until 1999, and the Ph.D. degree in Electrical Engineering and Information Technology from theTechnische Universitaet Muenchen (TUM), Germany, in 2004. From 2005 to 2008, João Barros was an assistant professor at the Department of Computer Science of the School of Sciences of the University of Porto. The focus of his research lies in the general areas of information theory, communication networks and data security. Dr. Barros is the recipient of the 2010 IEEE Communications Society Young Researcher Award for the Europe, Middle East and Africa region. Dr. Barros received a Best Teaching Award from the Bavarian State Ministry of Sciences, Research and the Arts, as well as scholarships from several institutions, including the Fulbright Commission (for a research stay at Cornell University), the Japanese Foreign Ministry and the Luso-American Foundation (for a sabbatical at MIT). Beyond his duties as Secretary of the Board of Governors of the IEEE Information Theory Society, his service included co-chairing the 2008 IEEE Information Theory Workshop in Porto, Portugal, and participating in numerous Technical Program Committees.

João Graça is currently the CTO of Unbabel. He was previously the data scientist and natural language processing expert at Dezine and Flashgroup. João did his PhD in Natural Language Processing and Machine Learning at Instituto Superior Técnico together with the University of Pennsylvania with Professors Fernando Pereira, Ben Taskar and Luísa Coheur. He is the author of several papers in the area, his main research topics are machine learning with side information, unsupervised learning and machine translation. João is one of the co-founders of the Lisbon Machine Learning Summer School.

Licenciado em Psicologia Social pela Universidade de Lisboa. Foi Partner e Diretor de Projetos Qualitativos na Multivaria - Estudos de Mercado. e Chief Operating Officer na Agência STRAT - Comunicação Integrada. Atualmente, Partner e Diretor de Projetos Qualitativos na Dendrite - Marketing Research.

Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, FEP (1983) e Doutorado em Economia (especialidade de International Macroeconomics and Finance) pela Universidade de Gotemburgo, Suécia (1992). Professor Associado da FEP. Lecciona nas áreas de Macroeconomia, Política Económica e Economia Monetária Internacional. Consultor do Ministério das Finanças para a Orçamentação por Programas (2007-08). Consultor para a avaliação do regime cambial de Cabo Verde (2008). Membro do Grupo de Trabalho que preparou os Estatutos do Conselho das Finanças Públicas (2011). Autor de diversas publicações, incluindo os livros "Monetary Policy in the European Monetary System", "Euro: Análise Macroeconómica" e "Política Orçamental na Áea do Euro". Investigador do Centro de Economia e Finanças da Universidade do Porto (CEF.UP). Membro do Conselho Geral da EGP-UPBS (2008-2011). Administrador e Presidente da Comissão de Auditoria do Millenniumbcp.

Licenciatura em Gestão e Engenharia Industrial (FEUP, 1998), Pós-Graduação em Logística (EGP-UPBS, 2001), Investigador de Doutoramento na área de Supply Chain Management (FEUP, em curso). Frequentou vários cursos de especialização em Marketing Estratégico, Comércio Internacional e Value Based Pricing. Na EGP-UPBS, Responsável pelo departamento de Acreditação e Melhoria Contínua, para além de desempenhar funções como docente e consultor na área de Supply Chain Management & Operations. Participação em vários projectos, de âmbito nacional e internacional, contemplando a reconfiguração física, processual e organizativa de cadeias de abastecimento e o apoio à decisão relativamente a investimentos industriais. Experiência empresarial de 10 anos em Direção de Operações, Planeamento, Coordenação de Projetos Tecnológicos e de Business Development. Experiênia setorial nos serviços (logística, transportes), na indústria (embalagem, enchimento, refinação) e no comércio a retalho especializado (moda, alimentar, farmácias).

Professor da Faculdade de Economia da UPorto onde é Diretor e Presidente do Conselho Cientifico. Antes foi Director do Doutoramento em Ciências Empresariais (FEP), Director do Mestrado em Gestão de Serviços (FEP), Diretor da Licenciatura em Gestão. Coordenador da Pós-Graduação em Gestão do Gesporto Profissional (EGP-UPBS) e em Gestão das Organizações sem Fins Lucrativos (EGP-UPBS). É ainda membro da Comissão Científica do Mestrado em Economia e Administração de Empresas (FEP), do Mestrado em Marketing (FEP) e do Mestrado em Gestão de Serviços (FEP). É regente e docente de várias disciplinas em vários mestrados e no curso de Doutoramento da FEP.UP. Tem vasto trabalho publicado em livro e em revistas científicas internacionais. Entre outras funções em empresas, foi Presidente do Conselho de Administração e Director Geral da Sociedade Gelatinas do Norte, SA, MAK-Colas Industriais, SA e da Alfatrade - Comercio Internacional, SA. Foi ainda Director de Marketing e de Vendas da Isar-Rakoll Chemie Portuguesa, SA e da Proadec - Produtos Adesivos e Decorativos, SA., consultor e sócio-gerente da Veritatis - Consultores, Lda e da Restaunor - Restaurantes do Norte, Lda. É Licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela UCP, Lisboa. Mestre em Direcção Comercial e Marketing pelo Instituto de Empresa, Madrid e Doutor em Ciências

Chefe da Divisão Municipal de Relações Internacionais e de Protocolo da Cãmara Municipal do Porto. Relaçoes Internacionais pela U.Minho, Experto en Protocolo y Ceremonial, pela Escuela Internacional de Protocolo de Madrid.

Director de Marketing da Cerealis. MBA Executivo da EGP-UPBS e BBA pela European University. Vasta experiência no mercado de produtos de grande consumo em companhias como Longa Vida, Sara Lee Coffee & Grocery, Nueva Rumasa e Sogrape.

João Mendes Moreira fez o MBA na escola de Gestão do Porto (hoje PBS) e doutoramento na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal em 2008. É Professor auxiliar no departamento de engenharia informática, faculdade de engenharia, Universidade do Porto, sendo também investigador no laboratório para Artificial Inteligência e apoio à decisão, LIAAD-INESC-TEC. Tem participado em vários projetos de Data Mining e de Business Intelligence (BI), de que se destaca, a participação como líder de projeto no desenvolvimento de BI para a Universidade do Porto. Tem ainda bastante trabalho desenvolvido na área de Intelligent Transportation Systems, nomeadamente na aplicação de técnicas de Data Mining na área de planeamento de transportes públicos de passageiros.

Licenciado em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro. Pós-graduado em Supply Chain Management pela EGP-UPBS. Desempenha actualmente as funções de Director Geral da Klim Consulting. Anteriormente desempenhou funções de consultoria na área de Gestão de Operações no departamento de Management Solutions na Deloitte, tendo, de seguida, assumido a função de consultor e formador na EGP-UPBS nas áreas de Estratégia, Supply Chain Management e Eficiência Organizacional. Como formador tem-se dedicado às áreas da Liderança, Gestão de Equipas, Negociação e Inovação & Criatividade.

Administrador da NOS Comunicações, responsável pelas áreas de Produto e Marketing Empresas. Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto, MBA pelo INSEAD.

Senior Manager na Accenture na área de Digital que engloba as vertentes de Experiência de Cliente, Analítica e Mobilidade. Conta com mais de 20 anos de experiência em consultoria ligada a programas de transformação de base tecnológica e integração de sistemas a nível nacional e internacional em industrias como Retalho, Energia, Serviços Financeiros e Consumo em soluções que vão desde Sistemas Financeiros Bancários, Business Intelligence, HR, CRM, Web Applications, Portals, Social Media e Gamification. Licenciado (pré Bolonha) em Matemáticas Aplicadas e Ciências da Computação.

Jo�o Silveira Lobo � licenciado em Economia pela UTL e possui o MBA pelo INSEAD. Em 2002 terminou o primeiro ano do DBA na Cranfield School of Management, UK. Desempenhou ao longo da sua carreira professional fun��es de alta direc��o e administra��o de empresas em diferentes ind�strias: Banca, Transportes Urbanos, Bens Consumo (FMCG), Telecomunica��es, Distribui��o Moderna, Educa��o para Executivos, Ag�ncia Portuguesa de Inova��o, Ind�stria da Madeira, Media, Turismo e Lazer e Private Equity. Desenvolveu tamb�m um projecto empresarial pr�prio na �rea da Decora��o de Interiores. Actualmente, � consultor independente, contribui regularmente para a COTEC e ensina na PBS, na NOVA SBE e na NOVA Executivos. As suas �reas de contribui��o s�o a Estrat�gia, o Planeamento Estrat�gico, a Inova��o, o Empreendedorismo e o Desenvolvimento de Cen�rios de Futuro. Mais recentemente passou a fazer parte do juri internacional de Teses de Mestrado em Inova��o do projecto Future Ideas, promovido pelo ABN AMRO (www.futureideas.org) e foi nomeado Vice-Presidente (Não-Executivo) da LUSA-Agência Portuguesa de Notícias.

Professor Convidado da Escola Superior de hotelaria e Turismo do Estoril, sócio Gerente da empresa Domoserve, Lda.

Jörg Reckhenrich is jointly Professor in Innovation and Creativity at the Lorange Institute of Business, Zürich and Antwerp Management School. He is also visiting faculty at London Business School and the European School of Management and Technology Berlin. He was recently named as one of the ‘Top 25 Management Thinkers for 2009’ by the management journal ‘Business Strategy Review.’
 He has developed, with his background as artist, an approach for executive learning that brings the creative principles of fine arts into the corporate field. He has published widely in that area. His newest research takes him to the topic of authenticity and its strong relation to the core of artistic thinking. 
 Joerg has worked with various international companies, including Bombardier, Deutsche Bank, Mercedes Benz, Deutsche Bahn and British Petroleum. He recently developed a Management Appraisal Format evaluating creativity of top-level management in cooperation with one of the leading executive search companies.