Editar
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Engenheira Electrotécnica pela FEUP. Responsável pelo Sistema de Gestão de Qualidade da iPortalMais.

Licenciado em Direito pela Escola de Direito da Universidade do Minho, concluiu, em Junho de 2003, o III Curso de Pós-Graduação em Patentes, Marcas, Direitos de Autor e Concorrência, organizado pelo IDIUS - Instituto de Direito Industrial da Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), tendo obtido a classificação máxima (APTO – SOBRESALIENTE), apresentando tese sobre “A Patente Universitária e a sua exploração nas Universidades Ibéricas”, trabalho orientado pelo Prof. Doctor Dr. h. c. José Antonio Gómez Segade (Universidade de Santiago de Compostela - Espanha). Concluiu, em Fevereiro de 2006, o Curso Breve de Pós-graduação em Genética e Direito, ministrado na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e em Junho de 2006 o Curso de Pós-graduação em Direito da Farmácia e do Medicamento, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Advogado, desempenhou, durante três anos (2001/04), as funções de Assessor Jurídico para a Propriedade Intelectual na TecMinho, instituição de interface da Universidade do Minho, sendo Responsável pelo Gabinete de Apoio à Promoção da Propriedade Industrial (GAPI-TecMinho) e pelo Gabinete de Gestão da Propriedade Intelectual da Universidade do Minho (PatenteInova). Foi, ainda, Responsável pelo Centro Patlib da TecMinho (Biblioteca de Patentes do Instituto Europeu de Patentes) e representou a TecMinho em várias organizações internacionais de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, nomeadamente, na AUTM (Association of University Technology Managers), na LES – España-Portugal (Licensing Executive Society), na ASTP (Association of European Science and Technology Transfer Professionals) e na PROTON. Foi Director da Clarke, Modet & Co. – Porto entre Outubro de 2004 e Agosto de 2007, tendo ainda desempenhado as funções de Director de Marketing da Clarke, Modet & Co. – Portugal. Desde Setembro de 2007, desempenha as funções de Coordenador da OTIC-IPP – Oficina de Transferência de Tecnologia e Conhecimento do Instituto Politécnico do Porto. A 23 de Novembro de 2007 tomou posse como Agente Oficial de Propriedade Industrial, tendo ficado classificado em 1º Lugar no respectivo Concurso Público. É árbitro de Centro de Arbitagem para a resolução de conflitos em matéria de direitos da propriedade industrial, nomes de domínio firmas e denominações sociais do Ministério da Justiça.

Teresa Cumbre é licenciada em Gestão e Administração de Empresas e detém a certificação, atribuída por Susan Huskisson, em “Presentation Performance Training”, para a condução das sessões em português deste programa. Ao longo destes últimos anos, no Laboratório da Formação como consultora associada, tem acompanhado e apoiado o desenvolvimento de diversos projetos de consultoria e formação, especialmente na condução e animação de sessões em áreas como Comunicação e Teambuilding. É Coach pela Escola Europeia de Coaching, em Lisboa, onde concluiu com sucesso o Programa de Certificação em Coaching Executivo, um programa ACTP reconhecido pela ICF, e onde colabora atualmente como Responsável de Alunos. Docente convidada da Porto Business School.

Professora na Faculdade de Economia da Universidade do Porto. É doutorada em Ciênias Empresariais, especialidade Gestão de Recursos Humanos, pela Universidade Católica Portuguesa. É mestre em Ciênias Empresariais, tem um MBA e é licenciada em Psicologia, pela Universidade do Porto. Foi consultora em recrutamento, selecão e formação (liderança, comunicação, team building). As suas publicações e interesses de investigação incluem a cooperação/individualização na Gestão de Recursos Humanos, as equipas auto-geridas, impacto da GRH no desempenho organizacional, GRH e empreendedorismo.

Tomás Pessanha is a partner of PLMJ Law Firm (www.plmj.pt) and currently heads its Oporto office. He predominantly handles commercial and corporate law, mergers and acquisitions, and corporate litigation, having been involved in some of the most significant M&A transactions closed in the northern part of the country in the recent years, assisting both national and foreign clients. Mr Pessanha has a postgraduate degree in communications law from Coimbra University Law School and attended postgraduate studies in management at the Portuguese Catholic University, Economics and Management School (Oporto) and a programme on negotiation at Harvard Law School. He is also a lecturer on several courses, seminars and conferences on themes related to commercial and corporate law. He acts as chairman and co-chairman of the general meeting of shareholders of several Portuguese companies. He is a member of the IBA (corporate and M&A committee), and is regularly referred as one of the leading lawyers in Portugal and the Oporto market by directories such as Chambers & Partners, The Legal 500 and Best Lawyers.