Em caso de suspeita, como proceder?

PBS corredor piso 1

Se estiver na Porto Business School

Saiba como proceder se detectar sintomas compatíveis com a definição de caso possível de COVID-19 quando se encontrar nas instalações da Porto Business School.

Consultar procedimento
PBS Porto Cidade

Se estiver fora do Campus

Se detectar ligação epidemiológica e/ou sintomas compatíveis com a definição de caso possível de COVID-19, contacte SNS 24: 808 24 24 24 e abstenha-se de contactos com outros.

Perguntas frequentes

O que é o COVID-19?

O novo coronavírus, designado COVID-19, foi identificado pela primeira vez em dezembro de 2019 na China, na cidade de Wuhan. Este novo agente nunca tinha sido identificado antes em seres humanos.

O COVID-19 pertence à família dos coronavírus, conhecidos por causar doença no ser humano. A infeção pode ser semelhante a uma gripe comum ou apresentar-se como doença mais grave, como pneumonia.

Como se transmite o COVID-19?

A COVID-19 transmite-se por contacto próximo com pessoas infetadas pelo vírus, ou superfícies e objetos contaminados.

A doença transmite-se através de gotículas libertadas pelo nariz ou boca quando tossimos ou espirramos, que podem atingir diretamente a boca, nariz e olhos de quem estiver próximo.

Quais os sinais e sintomas

As pessoas infetadas podem apresentar sinais e sintomas de infeção respiratória aguda como febre, tosse e dificuldade respiratória.

Em casos mais graves pode levar a pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos e eventual morte.

Como posso proteger-me?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença:

1 . Manter etiqueta respiratória: tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o cotovelo; deitar sempre o lenço de papel no lixo);

2. Lavar as mãos frequentemente, sempre que se assoar, espirrar, tossir e após contacto direto com pessoas doentes;

3. Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória.

Caso apresente sintomas e necessite de ficar de quarentena, posso assistir às aulas online?

Ao abrigo das recomendações de prevenção do COVID-19, a Porto Business School assegurará as aulas a todos aqueles que tenham de permanecer em casa, através da sua plataforma online, não havendo qualquer penalização do ponto de vista académico.

Para acompanhar as aulas através da plataforma online, p.f. contacte a programme manager do seu programa.

Que medidas preventivas posso adoptar?

Evitar locais muito frequentados e fechados

Evitar cumprimentos com contacto físico

Limpar com frequência as superfícies e equipamentos de conatcto

Evitar tocar nos olhos, nariz e boca

Vigiar sintomas de tosse, febre e dificuldades respiratórias

Lavar as mãos , com sabonete líquido, e durante 20 segundos, pelo menos, após:

• contacto com superfícies em locais públicos
  • uso de instalações sanitárias
  • antes e depois de manusear alimentos

Regressei recentemente de uma área de transmissão comunitária ativa. O que fazer?

Se viajou recentemente para um país afetado e não apresenta sintomas, deve adotar medidas de etiqueta respiratória e distanciamento social.

Deverá manter as atividades letivas ou profissionais, com auto-vigilância de sintomas, como febre, tosse e dificuldade respiratória.

Se aparecerem sintomas, ligue para a linha SNS24 808 24 24 24.

Contactos úteis