Luísa Agante
Luísa Agante é licenciada e mestre em Economia pela Universidade do Porto e doutorada em Gestão pelo ISCTE-IUL de Lisboa.
Iniciou a sua carreira na área de Finanças como analista de bolsa na Corretora Atlântico mas mudou-se para a área de Marketing depois de ter entrado no grupo Sonae, tendo desenvolvido a quase totalidade da sua carreira profissional e de docência na área de marketing e comercial.
Como gestora de marketing, esteve envolvida em diversos projetos no grupo Sonae durante os 10 anos em que lá trabalhou. Iniciou com o projeto do Banco Universo em 1997, tendo depois mudado para o lançamento da Optimus Telecomunicações, o terceiro operador de telecomunicações móveis em Portugal, em 1998, seguindo-se o lançamento da agência de viagens online Exit em 2001, e finalmente no Jornal Público em 2004, onde trabalhou na área comercial e de publicidade, e deslocou a sua vida para Lisboa.
Desde 2007 que dedica a sua vida profissional 100% ao ensino, uma das suas paixões que já vinha a fazer simultaneamente à sua vida profissional nas empresas. Lecionou diversas disciplinas em Marketing, Comportamento do Consumidor e Comunicação e Publicidade na Nova SBE e no IPAM. Foi também coordenadora das sessões Friday Forum no Lisbon MBA Católica | Nova, e desenvolveu cursos relacionados com Personal Branding e Professional Citizenship na Nova SBE, tópicos que lhe são muito queridos.
Regressou ao Porto em 2016 e tem lecionado na FEP, Universidade do Porto, no departamento de marketing e estratégia em disciplinas de Marketing, Estratégia e Marketing Digital. Tem também desenvolvido alguns projetos de consultoria, atividade que continuou a fazer em paralelo com o ensino. Tem lecionado em instituições internacionais como Professora Convidada, tais como Sciences Po Grenoble, Amrita University (India), Edinburgh University, Solbridge (South Korea), Dublin City University e Hanken School of Economics.
A sua investigação está associada ao Comportamento do Consumidor Infantil, desde 1999 e tem diversos artigos científicos e capítulos de livros publicados em revistas internacionais e apresentados em conferências académicas de marketing como EMAC, ICORIA, Child and Teen Conference, estando relacionada com os temas de obesidade Infantil, materialismo e o uso do digital e de novos media pelas crianças e jovens.
Amante de desporto e de contacto com a natureza, é praticante de Triatlo e de Yoga, e trabalha todos os dias para tornar o mundo um pouco melhor, defendendo um modelo de Capitalismo Consciente e um Marketing positivo e socialmente responsável.