Editar
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Adam Woznica holds a position of a senior machine learning specialist in Expedia Inc. in Geneva, Switzerland working in the area of large scale recommender systems. He obtained a Master in Applied Mathematics from the Lodz University, Poland. He spent the final year of his graduate studies at the University of Porto where he was introduced to the world of data mining and machine learning. Adam also holds a PhD in Machine Learning from the University of Geneva, Switzerland. Prior to joining Expedia Inc. Adam worked as a post-doc researcher at the University of Geneva developing novel algorithms for automated scientific discovery.

Albert Bifet é Research Scientist na HUAWEI Noahs Ark Lab. Os seus principais interesses de investigação situam-se em Learning from Data Streams. Antes da Huawei, trabalhou na Yahoo! Research, na University of Waikato e na UPC BarcelonaTech. É autor de um livro em Adaptive Stream Mining and Pattern Learning and Mining from Evolving Data Streams. É um dos líderes do software MOA and software.

Especialista em estratégia logística e supply chain management. Licenciado em Engenharia Mecânica pela FEUP (1986). Master of Science (1989) em Gestão e Tecnologias de Distribuição e Doctor of Philosophy (1994) em Distribuição e Logística pela Cranfield School of Management, Cranfield University (Inglaterra). Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Industrial e Gestão da FEUP, onde foi Director da Licenciatura em Gestão e Engenharia Industrial (1995 - 2000). É Presidente Executivo do INEGI - Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial (desde Abril/2015) e Presidente da APLOG - Associação Portuguesa de Logística (desde Abril/2012). Foi Vice-Presidente do INEGI de 2010 a 2015. Foi Vice-Dean da PBS de 2000 a Junho/2009. Docente da PBS (desde 1995), onde leciona Logística e Supply Chain Management no Magellan MBA, MBA Executivo e programas para executivos. Foi Coordenador do Mestrado em Logística da EGP até 2007. Responsável (ou co-responsável) por mais de 50 projetos de consultoria para empresas nacionais e multinacionais, dos mais diversos setores de atividade.

Aldemir Drummond é licenciado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais - Brasil, e doutorado em Administração pela Universidade de Cambridge - Inglaterra.Fez aperfeiçoamento em Aprendizagem Centrada no Participante, pela Harvard Business School - EUA, em 2002 e em Implementação de Estratégias, pela Wharton School, University of Pennsylvania - EUA, em 2006. É professor de Estratégia e Organizações da Fundação Dom Cabral (FDC), Na FDC actua nos programas abertos e fechados para empresas. É também professor do Mestrado Profissional em Administração, parceria entre FDC e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Na FDC, Aldemir coordena o Núcleo de Estratégia e Gestão Empresarial, que tem o patrocínio da CEMIG - Companhia Energética de Minas Gerais, e que desenvolve investigações e projectos nas áreas de Estratégia e Gestão Empresarial. Ainda na FDC, foi Director de Recursos Humanos (2001-2004) e Director dos Programas de MBA Executivo (1998-2001).

Doutorado em Contabilidade e Finanças pela Universidade de Lancaster (2002) e licenciado em Gestão pela Universidade do Porto (1995). É docente da Monash University (Melbourne, Austrália) desde 2004, tendo leccionado na Universidade Católica Portuguesa (1995-98; 2002-04) e na Universidade do Porto (2002-04). Tem também experiência no sector bancário e em consultoria a PMEs. Ensina e investiga nas áreas do Controlo de Gestão e da Contabilidade de Gestão. Tem publicações em revistas internacionais de topo. Foi o representante eleito de Portugal no Board da European Accounting Association (2003-06 e 2007-09).

Diretora de Compras do Grupo REN Responsável Desenvolvimento Negócio Internacional do Grupo Portugal Telecom (Mergers & Acquisitions) Responsável Compras de Sistemas Telecomunicações Vivo (operador móvel líder no Brasil) Pré- Vendas Lucent Technologies Pré-Vendas – Alcatel Portugal

De 1990 a 1992 frequentou o curso de Cozinha/Pastelaria da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto. Nos dois últimos anos do curso (1991-1992) realiza estágio curricular no Hotel Le Meridien Porto e no Hotel Resthotel Primevére Fafe. Após o estágio desempenha a função de pasteleiro e de chefe de cozinha, nesses mesmos hotéis. É formador em diversas instituições tais como na Escola de Hotelaria e Turismo de Manteigas, na Associação Turística Terras Verdes, na Garfos & Letras e na Escola Superior de Turismo e Telecomunicações de Seia. Actualmente, exerce funções de chefe coordenador de cozinha/pastelaria na Escola de Hotelaria e Turismo de Lamego.

Licenciado e Doutorado em Ciências de Computadores pela Universidade do Porto. MSc. pelo Imperial College de Londres em Foundations of Advanced Information Technology. Professor Associado na Faculdade de Ciências do Porto. Especialista em Web mining e apoio à decisão com data mining.

Amélia Brandão é Docente da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) e da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Docente da PBS na área de Comunicação de Marketing. É licenciada em Gestão de Empresas e mestre em finanças pela Universidade Portucalense (2003). Atualmente submeteu a tese de doutoramento subordinada ao tema da quantificação do valor da marca. Foi coordenadora e formadora de diversos projetos de formação e consultoria na área da Gestão da Marca na Associação Nacional de Jovens Empresários (Anje), Associação Empresarial de Portugal (AEP) e XZ Consultores. Foi consultora sénior da Anje no programa formação e acção em micro empresas (Fame). Formadora e consultora de empresas nas áreas de marketing e gestão da marca.

Licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela FEUP (1988). Doutorado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela Universidade do Porto (2000). É docente universitário desde 1988 na FEUP e desenvolve actividade de investigação no INESC Porto na Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção. Participa correntemente em diversos projectos de consultoria industrial e I&D a nível nacional e internacional. Participa regularmente em conferências internacionais e nacionais sendo autor de várias publicações.

Consultora em Gestão de Recursos Humanos e especialista em Sistemas de Melhoria do Desempenho e Avaliação da Formação. Licenciada em Psicologia (Universidade do Porto) e Mestre em Gestão de Recursos Humanos (Universidade do Minho). Docente do Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (IPP-ESEIG).

Nos últimos 15 anos, Ana tem-se dedicado a analisar dados e a procurar os tesouros que eles escondem. Com formação em Gestão e um Mestrado em Data Analytics, Ana trabalhou durante 7 anos do departamento de Estatística do Banco de Portugal. Depois, Ana obteve o doutoramento pela Universidade de Edimburgo e trabalha agora na TIBCO Spotfires Industry Analytics Group (Reino Unido).

Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Mestrado em Gestão de Recursos Humanos (parte escolar) pela Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. Diretora de Comunicação e Sustentabilidade do Grupo EFACEC, desde 2012, tendo sido Diretora de Gestão Estratégica de Recursos Humanos e de Comunicação (2006-2012) e Diretora de Desenvolvimento Corporativo (2002-2006). Docente da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho (2001-2009). Docente da Porto Business School.

Licenciada em Gestão pela FEP.UP, com estudos de Pós-Graduação em Marketing (especializaçãoo em E-Marketing) pelo IPAM, e em Gestão de Informação e Marketing Intelligence pela PBS (ex EGP-UPBS). Actualmente é responsável pela área de Marketing Digital e Social Media no Grupo Sonae Indústria, e docente de Enterprise 2.0 na PBS. É frequentemente convidada para falar sobre o papel das novas tecnologias sociais nos negócios e sociedade, além de organizar eventos como o Cidadania 2.0.

- Licenciada em Marketing pelo IADE com pós-graduação em Marketing Digital e em Marketing Relacional (ISCTE) e licenciada em Direito (Universidade Católica de Lisboa). Especializou-se em Facebook Marketing nos EUA e Reino Unido. Foi responsável na área do Marketing de Retalho durante 10 anos em reputadas multinacionais.

Técnica Assessora do Banco de Portugal. Diretora Adjunta do Departamento de Emissão e Tesouraria do Banco de Portugal. Mestre em Ciências Empresariais pela Universidade do Porto. Licenciada em Economia pela Universidade do Porto.

Professora da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Licenciada em Economia e parte escolar do Mestrado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia do Porto (1996) e MBA pelo INSEAD (2002). É actualmente Administradora da Optimus. Anteriormente foi Directora da Unidade de Negócio Móvel Particulares da Optimus, com responsabilidade sobre as áreas de Marketing & Vendas. Durante o seu percurso na operadora foi responsável pela área de Comunicação e Marca e integrou ainda as Unidades de Negócio de PMEs e de Serviços de Dados. Iniciou a sua carreira no Marketing da Procter & Gamble, tendo trabalhado as marcas Pantene e Fairy.

Ana Teresa Lehman é Professora na Porto Business School, e Professora Associada na FEP-U.Porto. Foi Vice-Presidente da CCDR-N. Foi Pró-Reitora da Universidade do Porto (Planeamento Estratégico, Relações e Participações Empresariais). É Visiting Professor em várias Universidades estrangeiras e membro do Board da European International Business Academy, da qual foi Presidente. Detentora de um Mestrado e Doutoramento, pós-doutorada em estudos especializados em Internacionalização e Investimento Directo Estrangeiro. Autora de numerosas apresentações em conferências de topo, é Editora Associada (Estratégia e Gestão Internacional) de publicações científicas internacionais, tendo publicado internacionalmente dezenas de artigos e livros científicos. Nas duas últimas décadas foi consultora de instituições líderes internacionais (OCDE, UNCTAD), entidades governamentais, outras organizações e empresas. Desempenhou diversos cargos executivos e não executivos na gestão de diversas empresas e fundações.

Professora Catedrática na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra desde Abril de 2006 Professora Catedrática convidada da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. Presidente da Direcção do Instituto de Direito Penal Económico e Europeu (IDPEE) Foi Diretora do Centro de Estudos Judiciários entre 2004 e 2009. Foi Diretora da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra entre 2011 e 2013. Foi vogal eleita no Conselho Superior da Magistratura entre 2009 e 2013. Secretária para os Assuntos Europeus da Société Internationale de Défense Sociale (SIDS) Membro votante da Fondation Internationale Pénale et Pénitentiaire FIPP) Membro da Association Internationale de Droit Pénal (AIDP) Publicou cerca de uma centena de artigos em revistas e obras coletivas científicas da especialidade, em Portugal e no estrangeiro. Autora, entre outros, do livro intitulado «Direito penal Europeu Emergente», Coimbra Editora, 2008.

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. MBA pela IE Business School. Frequentou o Advanced Negotiation Program da Harvard Law School em 2006 e o High Potential Leadership Program da Harvard Business School em 2012. Atualmente é responsável pelo CEO Office da Frulact.

Professor da Faculdade de Economia do Porto. Doutorado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto.

Licenciatura em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Curso de Pós- Graduação em Contabilidade e Finanças Empresariais pela U. A.. Curso conducente ao Mestrado em Contabilidade e Finanças Empresariais pela U. A.. Doutorando em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade de Valladolid com parte curricular concluída (na fase de elaboração de Tese). Responsável pela Direcção de Controlo de Gestão, Assuntos Administrativos e Fiscais da Sonae Imobiliária (1990 – 98). Administrador responsável pelo departamento de consultoria fiscal do escritório do Porto da Ernst & Young (1998- 2001). Sócio da sociedade UHY & Associados, SROC, Ld.ª (desde 2001). Revisor Oficial de Contas. Consultor de empresas nas áreas financeira, fiscal e do controlo de gestão.

Licenciado (1981) e Mestre (1985) em Engenharia pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). PhD em simulação pela School of Management da Universidade de Cranfield, Inglaterra (1992). É actualmente Professor Auxiliar na FEUP, responsável pelas disciplinas de Seminário de Aplicações Informáticas, Programação I e II da licenciatura de Gestão e Engenharia Industrial. É docente convidado da EGP. Responsável por diversos projectos de investigação e de consultadoria nas áreas de Simulação Visual Interactiva, Sistemas de Informação e Internet.

Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. É diretor do Mestrado em Multimédia, diretor adjunto do Programa Doutoral em Média Digitais, ambos na Universidade do Porto, e membro do Advisory Board do Programa UT Austin | Portugal. É também investigador sénior do INESC TEC.

Mestrado em "Engineering & Computer Science" pela Universidade de New South Wales Austrália e "International Management in Telecom Industry" pela London Business School. Mais de 20 anos em posições de gestão em grandes multinacionais na Finlândia, França, Austrália e USA. Atualmente é Chief Risk Officer no Grupo Efacec.

Viveu e estudou em Londres, Porto e Madrid. Foi Gestor de Mercados Internacionais durante 19 anos, em 4 empresas. Fluente em 5 idiomas, visitou mais de 40 países, em 4 continentes e lá desenvolveu negócios. MBA Executivo de Marketing pela Porto Business School, Gestión Estrategica del Universo del Lujo pelo Instituto de Empresa, em Madrid. Diploma in International Trade and Distribution pela London School of Foreign Trade, em Londres. Licenciatura em Assessoria de Gestão, pela Universidade do Porto. Frequentou vários cursos de formação executiva em Inovação, Vendas e Negociação. É Consultor, Palestrante e Formador de Marketing, Luxo, Inovação, Vendas e Internacionalização. Fez palestras em conferências Giorgio Armani, Loewe, L’Oréal, Deloitte, Carnival of Luxury e em Singapura para Procter & Gamble Asia. Colaborou com o Fórum Mundial de Marketing e Vendas e publica regularmente na Revista Marketeer. Possui mais de 25 anos de experiência a lidar com clientes, sobretudo no mercado internacional. Apaixonado pela diversidade cultural que existe no Mundo!

Licenciado em Sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humana da Universidade Nova de de Lisboa. Depois de iniciar a sua carreira profissional na Euroexpansão, fundou posteriormente a Metris, Lda onde ocupou o lugar de Director de Projectos Nacionais - Estudos de Mercado – com projectos de pesquisa de mercado realizados em diferentes áreas do marketing e do comportamento do consumidor. Docente durante 6 anos na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Amostragem e Inquéritos e Estudos de Mercado). Colaborações pontuais com Universidade Lusíada, IPAM, Faculdade de Medicina de Lisboa e ISLA. Nos seus tempos livres, é um apaixonado por família e pesca. Muita pesca!

Vice-Presidente do Conselho Directivo do Instituto de Gestão de Fundos, IP da Segurança Social.

Director-Geral da Midlandcom − Consultores em Comunicação, consultor de comunicação; psicólogo organizacional e mestrando em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação (ISCTE).

António Gil Machado é licenciado em gestão pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e MBA em Marketing pela Universidade Católica Portuguesa. Fundador e director da revista Vida Imobiliária em parceria com o Grupo Editorial Vida Económica. A “Vida Imobiliária” dirige-se aos profissionais do sector imobiliário, afirmando-se ao longo dos últimos anos como uma referência de informação para o sector. Desde 1998 é o gestor do Lisbon Prime Índex, o único índice especializado no mercado de escritórios de Lisboa, actualmente em parceria com onze agentes líderes de mercado. Funda em 2001 a Imométrica, Lda que representa em Portugal a empresa inglesa IPD – Investment Property Databank, com um serviço único de benchmark de performance imobiliária para investidores institucionais. Apoia a presença da ULI – Urban Land Institute em Portugal, sendo actualmente “deputy-chairman” da ULI Portugal. Docente nos programas de pós-graduação de imobiliário da FEP – Faculdade de Economia do Porto, ministrando a disciplina de “Estratégia Imobiliária”.

Licenciado em Geografia e Mestre em Transportes pelo IST. Dirigiu uma Pós-Graduação em Logística entre 1995 e 2000 no Instituto Superior de Transportes e 2001 e 2004 no Instituto Superior de Gestão. Actualmente é responsável pela cadeira de Logistica Inversa na Licenciatura em Gestão da Distribuição e da Logistica na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal.

Professor Auxiliar, Agrupamento Científico de Gestão, da FEP, Co-Diretor da PGFF

Licenciado em Engenharia de Sistemas pela Universidade do Minho, MBA pelo ISEE (Universidade do Porto), AMP pelo INSEAD. De 1991 a 1997 exerceu funções de Director de Sistemas de Informação da Sonae Distribuição. Foi fundador (1988) da Enabler, empresa integradora de sistemas de informação focada em retalho, sendo actualmente VP Retail Services da Wipro - empresa que adquiriu a Enabler. É igualmente sócio-fundador de várias outras empresas ligadas à Área de Soluções de Tecnologias de Informação - Mobicomp, IT Peers, Profimetrics, DHome. Exerceu actividade docente a nível universitário durante 7 anos em diversos cursos de Engenharia da Universidade do Minho, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto e num curso de pós-graduação no IST. Colabora igualmente com a Cotec, mormente no âmbito do Centro de Excelência de desmaterialização das transacções.

Licenciado em Microbiologia pela UCP e Master of Science (1996) em Logística e Gestão da Cadeia e Abastecimento (Cranfield School of Management, Cranfield University, Inglaterra). Mais de 10 anos de experiência em consultoria na Porto Business School e na The Boston Consulting Group (BCG). Docente da Porto Business School em cursos para executivos nas áreas de operações e acompanhamento de casos de estratégia. Actualmente, é Director Executivo da Associação Portuguesa de Empresas de Gás Natural.

Dr. Arno Knobbe is a senior researcher in the Data Mining Group at the LIACS (the Leiden Institute of Advanced Computer Science). Additionally, he is the owner of a Dutch Data Mining consulting company called Kiminkii. His research is focused on projects that revolve around large collections of data. In these projects, novel and scalable Data Mining techniques are employed to effectively unearth the useful knowledge in these rich sources of data. His activities include the development of new techniques for uncovering hidden knowledge from this data, and the development of new ways to apply existing techniques to Big Data. Arno Knobbe heads a number of projects where the analysis of data plays a large role. These range from theoretical (the development of new DM techniques) to fairly practical, for example in application areas such as biology and medicine, historical documents, fraude detection and civil engineering. Such applications typically provide many challenges for analysis, such as the heterogeneous, spatial and temporal nature of the data, not to mention the considerable size. Rather than being obstacles for existing methods, these challenges can also provide inspiration for new knowledge discovery techniques. Arno Knobbe is specifically interested in the modeling of complex physical systems through large scale monitoring of such systems using sensor networks. By tracking the potentially complex response of different components to changes in the systems environment, a thorough understanding of the actual and current behaviour of the system can be produced. An important goal of this modeling effort is to understand potential weaknesses in the studied system, and to track possible changes in the health of the system, be it gradual or acute. A good example of such a system is the Hollandse Brug, a major Dutch highway bridge between Amsterdam and Almere, that is fitted with a substantial sensor network for monitoring the state of the bridge and its response to changes in weather and traffic.

Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia do Porto, licenciado pela Universidade do Porto em Engenharia Electrotécnica e doutorado pela Universidade de Bradford. Foi fundador do INESC no Porto em 1985 e membro da direção do INESC até 2009.

Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica pela FEUP e MBA em Gestão de Empresas pela EGP-UPBS. A sua carreira profissional iniciou-se na docência universitária na FEUP e tem sido pautada por uma significativa variedade de projetos e responsabilidades, em funções de alta direção nas empresas Sony Portugal, Optimus Telecomunicações, Radio e Televisão de Portugal, Randstad, Companhia de Seguros Tranquilidade e Cerealis. É actualmente administrador da Cerealis SGPS, como C.O.O. com o pelouro ds Operações do grupo Cerealis.

Gestor hoteleiro, licenciado em Gestão de Hotelaria e Turismo, com pós-graduação em "Hotel Management", pelo Centre Internacional de Glion (Suíça).

Doutorado em Economia pela LSE - London School of Economics and Political Science (Reino Unido). Licenciatura e Mestrado em Economia pela FEP. Professor Associado da FEP. Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Norte, IP. Anteriormente foi Consultor do Ministério da Saúde; Presidente do Conselho Diretivo da Entidade Reguladora da Saúde; administrador de empresas dos sectores financeiro, formação, e de novas tecnologias; economista do Fundo Monetário Internacional; e investigador no Financial Markets Group da LSE.