Fundamentos de Internacionalização
Aumentar as probabilidades de sucesso na abordagem de mercados internacionais
Enquanto indivíduo, com este programa vou:
- Conhecer aspetos fundamentais para o arranque de um processo de internacionalização;
- Diagnosticar o estado atual da organização para a internacionalização;
- Sustentar as principais decisões sobre o processo de abordagem de novos mercados;
- Planear o processo de abordagem de mercados, utilizando ferramentas específicas;
- Ter uma visão mais global dos negócios;
- Beneficiar das vantagens da internacionalização;
- Capacitar as minhas equipas;
- Implementar boas práticas de internacionalização;
- Adaptar a estratégia internacional às novas tendências globais.
A quem se destina
- Empresas e outras organizações que pretendem dar os primeiros passos no seu processo de expansão internacional.
- Start-ups que pretendam uma visão mais global ou a aceleração pela via da internacionalização;
- Quadros de gestão e outros colaboradores da empresa expostos ao contexto internacional;
- Licenciados em áreas muito diversas, mas com o objetivo de desenvolver uma carreira internacional ou ligada à internacionalização de empresas;
- Empreendedores com uma ideia de negócio global.
O que está incluido:
O programa é entregue em formato vídeo (100% assíncrono), com pequenos exercícios de aplicação prática, para que aplique os conhecimentos à sua realidade específica, tirando o máximo proveito das aulas.
Pedro Vieira
É gestor e docente universitário. Na Porto Business School é codiretor do Executive Master in Internacional Business e diretor de programas para executivos nestas temáticas. Esteve na fundação de várias empresas, uma delas de consultoria em negócios internacionais. Foi colaborador da AICEP, viveu no Japão e trabalha num ambiente multicultural.
Porquê este programa?
- Os desafios do processo de expansão internacional são grandes. Os mercados são muito diversos e a sua evolução, em particular nos últimos anos, tem sido extremamente dinâmica. Mas as oportunidades existem e podem e devem ser aproveitadas.
- Este programa surge, por isso, com o objetivo de apoiar as empresas e outras organizações (bem como os seus gestores e outros colaboradores) a desenharem um processo de abordagem de mercados internacionais sólido, realista e à medida e que aumente as suas probabilidades de sucesso.
O programa combina a solidez teórica e a experiência prática e empresarial para sustentar a tomada de decisões e para planificar este processo de expansão.
O programa está organizado em grandes temas:
– Motivações e diagnóstico para a internacionalização;
– Seleção de mercados prioritários de atuação;
– Modos de entrada em mercados internacionais;
– Elaboração de Plano de abordagem de mercados internacionais (da análise à formulação da estratégia);
– Partilha de exemplos vividos por empresas;
– Utilização de várias ferramentas e frameworks.
Preparado para começar esta viagem?
Saiba como aceder ao curso no nosso portal de candidaturas.
Acreditações
Com três acreditações internacionais – AMBA (Association of MBAs), AACSB e EFMD –, a Porto Business School está entre as melhores escolas de negócios da Europa. Em 2023, a escola renovou a acreditação AMBA por mais cinco anos e obteve a acreditação da BGA (Business Graduates Association), tornando-se a primeira escola de negócios portuguesa a alcançar este reconhecimento.
Contactos
Ainda tem dúvidas? A nossa equipa está aqui para ajudar.