João Proença
João F. Proença é professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade do Porto e membro investigador do Advance-CSG, ISEG, Universidade de Lisboa (Centro de Investigação classificado com excelente pela FCT). Antes, foi Diretor e Presidente do Conselho Científico da FEP (2010-2015) e Reitor da Universidade Europeia, Laureate International Universities, onde também foi Presidente do Conselho Universitário, Presidente do Conselho Científico, Presidente do Conselho Pedagógico e Chief Academic Officer para as operações do grupo em Portugal, que incluíam a Universidade Europeia, o IADE e o IPAM Porto e IPAM Lisboa (2015-2017). Na FEP-UPorto foi ainda Diretor do Doutoramento em Gestão (2008-2010), Diretor do Mestrado em Gestão de Serviços (2008-2010) e Diretor da Licenciatura em Gestão (2000-2006). Foi ainda investigador e professor visitante no Center for Excellence in Service, Robert H. Smith School of Business, University of Maryland, USA (2006-2007), na Hanoi University of Science and Technology, Vietnam (2018), na Ateneo de Manila University, Philippines (2019), na Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Brasil (2019) e na EM Lyon Business School, Lyon, França (1993-1994). Tem desempenhado cargos profissionais relevantes em várias empresas, nomeadamente do Grupo Probos, atualmente integrado na H.B. Fuller, onde foi administrador, CEO, diretor geral e diretor comercial e de vendas. Foi ainda membro do Senado da Universidade do Porto, do Conselho Geral do INESC Porto e da Porto Business School.
Tem vasta obra científica publicada, nomeadamente nos seguintes jornais e revistas: Journal of Service Management, Journal of Services Marketing, Service Industries Journal, Service Business - An International Journal, Managing Service Quality (now Journal of Service Theory and Practice), Industrial Marketing Management (3 papers), Journal of Business and Industrial Marketing (3), Journal of Social Marketing, VOLUNTAS: International Journal of Voluntary Nonprofit Organizations, Journal of Macromarketing (4), European Journal of Marketing, Information Systems and e-Business Management, International Review on Public and Nonprofit Marketing (4 papers), Journal of Human Values, Corporate Governance, Tourism & Management Studies, Health Marketing Quarterly, Journal of Financial Services Marketing, Journal of Relationship Marketing, International Journal of Bank Marketing (2 papers), International Journal of Engineering and Industrial Management, Journal of Customer Behavior, International Journal on WWW / Internet, Journal of Marketing Management and in Portuguese and Brazilian Journal Management Journal (3 papers), Portuguese Marketing Journal (2 papers), Journal of Management and Economics and the Portuguese Journal of Management Studies. Publicou ainda livros, capítulos de livros e inúmeros artigos de opinião em jornais e revistas de circulaão geral.
ORCID: http://orcid.org/0000-0003-3794-901X .
Linkedin: https://pt.linkedin.com/in/joão-proença-ba942413